top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Cobrança pelo Uso da Água é tema de capacitação do Comitê do Rio Paranapanema



O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) promoverá a Capacitação A Cobrança pelo Uso da Água. O evento será realizado presencialmente, em Maringá/PR, no dia 14 de novembro, das 13h às 16h, e é voltado aos membros dos Comitês instalados na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e aos interessados na pauta. O objetivo é apresentar o instrumento de gestão.


Apresentar a proposta para os valores e a metodologia para a cobrança pelo uso da água é uma competência do Comitê de Bacia. Neste sentido, o instrumento de gestão é uma prioridade apontado pelo Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema, que em seu segundo ciclo propôs sua implementação até 2026.


A cobrança pelo uso da água é prevista pela Política Nacional de Recursos Hídricos, com os objetivos de obter verba para a recuperação da bacia hidrográfica em que o recurso é gerado, dar ao usuário de água uma sugestão do real valor da água e incentivar a utilização de tecnologias limpas e poupadoras de recursos hídricos.


Vale destacar que a cobrança não é um imposto ou uma tarifa cobrada pelas distribuidoras de águas na cidade, mas sim uma remuneração pelo uso de um bem público. Todos e quaisquer usuários que captem, lancem efluentes ou realizem usos diretamente em corpos de água necessitam cumprir com o valor estabelecido.


A capacitação é gratuita, tem vagas limitadas e haverá emissão de certificado de participação. As apresentações serão ministradas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com o objetivo de introduzir o assunto e iniciar o diálogo na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.


Capacitação A Cobrança pelo Uso da Água Data: 14/11/2023 (terça-feira) Horário: 13h às 16h Local: FIEP Maringá/PR (Avenida Rebouças, nº 140, Zona 10, Maringá/PR) Inscrição: https://www.even3.com.br/capacitacao-a-cobranca-pelo-uso-da-agua-396235/

Programação: • 13h00 – Credenciamento • 13h30 – Abertura e boas-vindas • 13h45 – O que é a Cobrança pelo Uso da Água? • 15h00 – Café com conversa • 16h00 – Encerramento


Fonte: CBH Paranapanema

41 visualizações

Commenti


bottom of page