top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Com obras avançando, Ramal do Salgado beneficiará mais de 5 milhões de cearenses

  • amandachicattomkt
  • 13 de jun.
  • 3 min de leitura

Com 36 km de extensão, a estrutura conta com mais de R$ 622 milhões investidos pelo Governo Federal



Ao lado do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, a vice-governadora Jade Romero visitou, na última quarta-feira (11), as obras do Ramal do Salgado, equipamento hídrico que será entregue em 2027 e irá beneficiar mais de 5 milhões de cearenses em 54 municípios. Com 35 km de extensão, a estrutura conta com mais de R$ 622 milhões investidos pelo Governo Federal.


“Toda a nossa gratidão ao presidente Lula por permitir e garantir todos os investimentos para a construção do Ramal do Salgado. Estamos falando de uma obra que está gerando quase 500 empregos nesta região. Ter água na torneia representa vida, desenvolvimento em diversos setores e crescimento do Ceará. O Governo do Estado tem a satisfação de se fazer presente aqui e ver o andamento dessa obra grandiosa e importante para os cearenses”, destacou a vice-governadora Jade Romero.


O objetivo central da obra é garantir a segurança hídrica para diversas áreas do estado, sobretudo a região sul, incluindo também a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A estrutura faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).


Waldez Góes salientou as diversas formas de impacto para o povo nordestino. “É uma obra que traz garantia de água para o consumo humano, para a produção de alimentos, para a indústria, para o desenvolvimento do povo nordestino. Tudo isso é transformador em termos de desenvolvimento humano e social”, afirmou.


Com previsão de entrega para junho de 2027, a obra já está com 10,45% executada. A estrutura tem Início no km 30 do Trecho IV (Ramal do Apodi), na divisa entre Ceará e Paraíba. Em território cearense, percorre os municípios de Ipaumirim e Lavras da Mangabeira.


Wilson Alves, prefeito de Ipaumirim, agradeceu o Governo Federal pelos investimentos. “Esse momento é uma alegria enorme para o povo de Ipaumirim e para todo o Ceará. Isso era um sonho que está se tornando realidade. Agradeço ao presidente Lula, que fez tudo isso possível ao trazer uma obra tão importante para o desenvolvimento do nosso estado”, pontuou.


Mudança de vida


Trabalhando no ramo da construção civil desde os 18 anos, Julierme da Silva, 31, fala com propriedade sobre o Ramal do Salgado. “É uma obra que tenho certeza que vai ajudar a todos dessa região. Só tenho a agradecer, por mim, minha família, por todo mundo”, disse.


O trabalhador, que já participou da construção de estrutura semelhante em Pernambuco, sabe o impacto direto que é causado na população. “Pude ver de perto o desenvolvimento da região onde trabalhei em Pernambuco. Fiquei lá mais de seis anos. Tenho certeza que vai acontecer o mesmo. Participar desses dois momentos mudou minha vida e é algo que me deu muita experiência, não vai me deixar parado mais nunca”, comemora.


Cinturão das Águas



Outra importante obra para a garantia da segurança hídrica em todo Ceará, o Cinturão das Águas já está com 86% concluído. No final de maio deste ano, o governador Elmano de Freitas anunciou que o número de máquinas no local saltaria de 150 para 200 visando acelerar os trabalhos. A previsão de entrega para a estrutura é junho de 2026.


O Cinturão das Águas terá 145 km de extensão e irá beneficiar cerca de 800 mil pessoas. A estrutura é abastecida pelo Eixo Norte do PISF, por meio da barragem de Jati.]


Fonte: SRH-CE

Comentários


FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page