Sumário da água

Blog da REBOB

Começa o webinário internacional sobre manejo de águas pluviais



O Webinário Internacional Organização Administrativa, Financiamento e Inovação na Gestão de Águas Pluviais começou nesta quarta-feira, 16 de novembro, em formato totalmente on-line. O objetivo é aprofundar o debate sobre modelos de regulação e financiamento para o manejo de águas de chuva. Para assistir, basta acessar o link https://link.ana.gov.br/7fblry nos dias e horários do evento, que é gratuito e não precisa de inscrição prévia. O evento conta com tradução simultânea para inglês, espanhol e português. Confira a programação completa.


A abertura contou com a participação dos diretores da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) Mauricio Abijaodi e Ana Carolina Argolo. Também participaram o hidrólogo do Programa Hidrológico Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PHI/UNESCO), Miguel Doria; e o especialista líder de Água e Saneamento no escritório do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil (BID), Gustavo Méndez.


Para o diretor Mauricio Abijaodi, o manejo de águas pluviais é um grande desafio para a ANA, porque é um assunto pouco tratado do ponto de vista regulatório. “Um espaço como esse, para discutir o manejo e as fontes de financiamento, é fundamental para encontrar os caminhos adequados para essa questão”, afirmou Mauricio. Já a diretora Ana Carolina destacou a oportunidade que o evento traz para aproximar as relações da ANA com a UNESCO e o BID na temática do manejo de águas pluviais.


A programação iniciou com palestras sobre modelos regulatórios para manejo de águas pluviais na Inglaterra e nos Estados Unidos e segue no período da tarde, às 16h, com apresentações sobre a análise do manejo de águas de chuva no Brasil. No dia 18, também às 16h, haverá a mesa redonda com o tema: Experiencia de Regulação e Financiamento do Manejo de Águas Pluviais na América do Sul.


O Webinário é realizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em parceria com o Programa Hidrológico Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura; a Associação Internacional da Água (IWA na sigla em inglês); o Banco Interamericano de Desenvolvimento; e a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRhidro).



Saneamento Básico

A drenagem e o manejo de águas pluviais são componentes do saneamento básico, que também inclui o abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos urbanos. Com o novo marco legal do saneamento básico, Lei nº 14.026/2020, a ANA recebeu uma nova atribuição regulatória: editar normas de referência, contendo diretrizes, para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico no Brasil.


A mudança busca uniformizar normas do setor para atrair mais investimentos para o saneamento e melhorar a prestação desses serviços. Para saber mais sobre a competência da ANA na regulação do saneamento, acesse a página www.gov.br/ana/assuntos/saneamento-basico.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103 www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok

4 visualizações