top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Comitê de Bacia Hidrográfica do rio Paranapanema aprova plano de trabalho para 2024


Comitê de Bacia Hidrográfica do rio Paranapanema aprova plano de trabalho para 2024 Foto: IAT

O Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) Paranapanema, rio que une o Paraná a São Paulo, realizou nesta terça-feira (14) a 20ª Reunião Ordinária, em Maringá, na região Noroeste. Presidente do comitê e diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), José Luiz Scroccaro mediou a discussão para a aprovação da ata da 19ª reunião ordinária e também para a aprovação do plano de trabalho de 2024.


A reunião abordou a prestação de contas dos anos 2017 a 2023; a prorrogação do grupo de trabalho (GT) das Instituições de ensino superior; o terceiro plano de comunicação do CBH Paranapanema; a construção de cadastro reserva para o preenchimento de vagas remanescentes e a aprovação do plano de trabalho e agenda de reuniões para 2024.


As câmaras técnicas que compõem o comitê também apresentaram as ações realizadas até o momento, como o terceiro plano de comunicacional do grupo, a finalização do projeto de jogo virtual com foco na educação ambiental; a participação no 8º Seminário das Instituições de Ensino Superior do Paranapanema; a promoção do curso de restauração florestal, realizado em Ponta Grossa em parceria do IAT, Instituto do Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e CBH Tibagi.


Em relação ao ciclo hidrológico, a Bacia Hidrográfica do Paranapanema apresentou chuvas ligeiramente acima da média.


CBH PARANAPANEMA – O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema é um colegiado que foi criado pela motivação dos órgãos gestores de São Paulo e Paraná. Essa integração iniciou-se na década de 1970, porém, o CBH Paranapanema foi formalizado em 2009, e instituído pelo governo federal em 2012.


O Comitê do Rio Paranapanema, como órgão colegiado, é formado pelos representantes dos segmentos do Poder Público (federal, estadual e municipal), usuários de recursos hídricos, entidades civis e comunidades indígenas. O plenário do Comitê é composto por 50 membros titulares e 50 membros suplentes.



Fonte: IAT



16 visualizações

Comments


bottom of page