top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Comitê do Rio Paranaíba marca presença no III Encontro de Agricultura Irrigada do Brasil Central


Nos dias 12 e 13 de junho de 2024, o III Encontro de Agricultura Irrigada do Brasil Central reuniu em Brasília-DF, especialistas, agricultores e entidades do setor para debater os avanços e desafios da irrigação na região central do país. Organizado pelo Instituto Inovagri, o evento teve como objetivo principal promover a troca de conhecimentos e tecnologias para melhorar a eficiência da agricultura irrigada, contribuindo para a sustentabilidade do setor agrícola.


O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) participou do evento pelo segundo ano consecutivo, como patrocinador e com um estande que atraiu inúmeros visitantes que puderam conhecer em detalhes a gestão e as ações do CBH Paranaíba, inclusive de forma interativa por meio do jogo Navegando pelas Águas do Paranaíba, que foi premiado recentemente no Goiás Sustentável, premiação de iniciativa da Semad-GO.


O presidente do CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser, destacou a importância da participação no evento: "Recebemos mais de 500 pessoas em nosso estande, que puderam aprender sobre nossa gestão e ações para assegurar água de qualidade e em quantidade. Estabelecemos bons contatos com o Ministério do Desenvolvimento Regional e com representantes dos irrigantes da região do Alto Paranaíba mineiro. Saímos daqui com grandes satisfações e compromissos encaminhados."


Além do presidente João Ricardo Raiser, marcaram presença no evento os demais membros da Diretoria do CBH Paranaíba: Fábio Bakker Isaias, Vice-presidente; Flávia Stela Gonçalves Vieira, Secretária; e Elaine Aparecida Santos Oliveira, Secretária Adjunta.

O III Encontro de Agricultura Irrigada do Brasil Central, com uma ampla programação de palestras e workshops, reforçou a importância da inovação e da sustentabilidade no setor agrícola. A participação ativa do CBH Paranaíba mostrou o comprometimento do Comitê em buscar soluções e parcerias que contribuam para a gestão eficiente dos recursos hídricos, beneficiando toda a região da bacia do Paranaíba.


Durante o evento, João Ricardo Raiser também ministrou um minicurso sobre a Cobrança pelo Uso da Água na Agricultura Irrigada. A turma, composta por estudantes e usuários, teve a oportunidade de aprender sobre a gestão de águas via comitê de bacia, com foco nos mecanismos de cobrança, definição de valores e aplicação desses recursos em ações para a melhoria dos recursos hídricos da bacia e do país.

 

A equipe técnica da Abha Gestão de Águas também esteve presente no evento, com a divulgação do projeto Laboratório Móvel de Irrigação, serviço de avaliação de sistemas de irrigação e cultivos irrigados, oferecido gratuitamente aos irrigantes para auxiliar no uso eficiente dos recursos hídricos.


Fonte: CBH Paranaíba

24 visualizações

Comments


bottom of page