top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Comitê do Rio Paranaíba participa do 10º Fórum Mundial da Água


O 10º Fórum Mundial da Água começou no dia 18 de maio em Bali, na Indonésia, com o tema central "Água para a paz e prosperidade". O evento, considerado o maior do mundo voltado para a temática da água, reúne mais de 12.000 participantes e é promovido pelo Conselho Mundial da Água em parceria com o país sede.


O Fórum é um espaço importante para o debate sobre as melhores práticas, inovações e políticas públicas voltadas para a água. As discussões abrangem uma ampla gama de temas, desde o acesso à água potável e saneamento básico até a sustentabilidade dos recursos hídricos frente às mudanças climáticas.


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) está presente, como um dos patrocinadores do Pavilhão Latino-americano, organizado pela Rede Brasil de Organismos de Bacia (Rebob) e pela empresa NESTY, com o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e diversos parceiros, na Feira de Exposições do evento.


Para apresentar seu trabalho, o CBH Paranaíba veicula durante o evento um vídeo institucional que conta um pouco sobre o papel integrador do Comitê e as ações que vem sendo desenvolvidas na bacia do Rio Paranaíba.


A presença do Comitê, representado pelo seu vice-presidente Fábio Bakker Isaías, permite a troca de experiências, a disseminação de boas práticas de gestão hídrica e o fortalecimento das relações com outros comitês e entidades internacionais. O representante do CBH Paranaíba realizou uma apresentação e participou de uma mesa de debates sobre a experiência brasileira na gestão de recursos hídricos baseada em Comitês de Bacia. Também houve a oportunidade de fortalecer a iniciativa de uma cooperação de países do sul Global, cooperação Sul-Sul, para troca de experiências em segurança hídrica alimentar e climática.


Essa iniciativa evidencia o compromisso do CBH Paranaíba com a gestão sustentável dos recursos hídricos e com a cooperação internacional em prol de um futuro mais sustentável.


O Pavilhão Latino-americano apresenta uma extensa programação dedicada às ações bem-sucedidas de gestão de água desenvolvidas por instituições e empresas brasileiras e latino-americanas. Na abertura do Pavilhão, a diretora da ANA, Ana Carolina Castro, enfatizou a importância da integração dos países latino-americanos nas iniciativas para melhorar o cuidado com as águas superficiais e subterrâneas da região.


O presidente da Rebob, Lupércio Ziroldo Antônio, também ressaltou o papel importante da América Latina no cenário mundial, destacando que a região abriga mais de 30% da água doce do mundo e dois dos maiores aquíferos do planeta. Ele mencionou ainda a instalação do Conselho Latino-americano, que ocorreu na terça-feira 21 de maio, no Pavilhão.


O Fórum Mundial da Água deste ano conta com a participação de representantes de mais de 60 países, e a participação do CBH Paranaíba assim como outros comitês de bacia do Brasil reforçam o protagonismo do país nas discussões sobre a gestão sustentável dos recursos hídricos e na apresentação para o mundo do arranjo de gestão baseado nos Comitês de Bacia que permitem uma governança única e bem-sucedida.

 

Fotos: Criz Kimbal


Fonte: CBH Paranaíba


22 visualizações

Comments


bottom of page