top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Comitê do Rio Paranapanema participa do 10º Fórum Mundial da Água


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) esteve presente no 10º Fórum Mundial da Água, em Bali, na Indonésia. Com abertura no sábado (18) feita pelo presidente do país sede, Joko Widodo, o tema principal do maior evento global que dialoga sobre soluções hídricas nesta edição foi “Água para a Paz e Prosperidade”. O CBH Paranapanema participou e apoiou o Pavilhão Latino-Americano.

Nas palavras da Secretária do Comitê, Suraya Modaelli, que esteve no Fórum, “foram dias de discussões e trocas de experiências, principalmente no Pavilhão Latino-Americano, onde recebemos visitas de outros países que puderam observar a situação do Brasil na gestão de recursos hídricos”.


O Assessor Técnico do CBH Paranapanema, Emílio Prandi, e a membro representante do Instituto Água e Terra do Paraná (IAT), Daniele Tortato, também participaram, fortalecendo a presença do CBH no encontro. No dia 22 de maio, o Comitê compartilhou sua experiência na roda de diálogo sobre mudanças climáticas, com a apresentação da crise hídrica enfrentada nos reservatórios do Paranapanema.


Apresentado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Ministério da Integração e de Desenvolvimento Regional, e Governo Federal, o local contou com presença de membros de outros comitês, além de autoridades como a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, e dos diretores da ANA, Ana Carolina Argolo e Filipe Sampaio.


Durante o Fórum, especialistas compartilharam experiências e conversaram com atores a respeito do manejo das águas. O Presidente do Conselho Mundial da Água, Loïc Fauchon, participou da instalação do Conselho Latino-americano. Este último, inclusive, deverá iniciar seus trabalhos em agosto, durante reunião em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Gestão de riscos, enfrentamento de eventos críticos são algumas das pautas em destaque durante os dias 18 a 25 na 10ª edição do Fórum Mundial das Águas, que tem como objetivo expandir conhecimentos e compartilhar práticas sustentáveis.


Fonte: CBH Paranapanema

18 visualizações

Comments


bottom of page