top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Comitê Urussanga abre inscrições p/ capacitação sobre “Monitoramento Hidrológico e Eventos Críticos”

Comitê Urussanga abre inscrições para capacitação sobre “Monitoramento Hidrológico e Eventos Críticos”


Interessados em participar têm até 02 de junho para se inscrever no curso, a ser ministrado pelo pesquisador Dr. Álvaro José Back


O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga realizará sua primeira capacitação do ano, com o tema “Monitoramento Hidrológico e Eventos Críticos”. A formação, a ser ministrada pelo pesquisador Dr. Álvaro José Back, é totalmente gratuita e acontecerá no dia 05 de junho, das 08h30 às 15h30. Interessados em participar, tanto membros quanto pessoas que não fazem parte do órgão, têm até dia 02 de junho para se inscrever aqui.


O tema escolhido para o evento traz à tona a preocupação com ocorrências climáticas que possam ocasionar danos e destruição, tanto para o meio ambiente físico quanto às populações. Na visão da presidente do Comitê, Lara Possamai Wessler, é imprescindível a presença de todos, uma vez que este é um dos desafios enfrentados atualmente na bacia. “Teremos a oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos com uma pessoa que entende muito do assunto e esperamos que seja um dia de muita troca para todos os participantes”, afirma.


Teoria e prática


No propósito de oferecer um momento de estudo completo, a capacitação será ministrada em duas partes, unindo momentos de teoria e prática. A manhã será destinada à parte teórica, com exploração e exposição do tema no Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá (CETRAR/EPAGRI), com uma ala expositiva sobre monitoramento de chuva e vazão, equipamentos utilizados para medição, métodos de medida, análise de dados e estimativa de valores extremos.


Já no período da tarde, os participantes serão direcionados para uma aula prática na estação telemétrica da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em Ermo. “Visitaremos uma estação fluviométrica e uma termelétrica e poderemos ver, na prática, os pontos aprofundados durante a manhã. Também contaremos com a parceria da EPAGRI, em que a equipe demonstrará os trabalhos de rotina de monitoramento”, explica o palestrante, pesquisador Dr. Álvaro José Back.


Fonte: Comitê de Gerenciamento Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga

22 visualizações

Comments


bottom of page