top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Comitês de Bacias Hidrográficas se reúnem para discutir gestão da água no Paraná


Comitês de Bacias Hidrográficas se reúnem para discutir gestão da água no Paraná. Na, foto Rio Piquiri Foto: Jheniffer Valeria

Dois comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná voltaram a se reunir dentro do plano de ação da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT). Na quarta-feira (21), às 9h30, ocorreu a 5ª Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia do Alto Ivaí. Na segunda-feira (26), 9 horas, aconteceu a 3ª Reunião Extraordinária da Bacia Hidrográfica do Rio Piquiri e do Paraná 2. Houve transmissão ao vivo pelo YouTube Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná.


O IAT é o órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos e desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, fornecendo apoio técnico e financeiro, além de atuar na secretaria executiva. Os grupos têm poder normativo, deliberativo e consultivo e são compostos por representantes do poder público, usuários da água e sociedade civil.

  • Modelo de gestão da Floresta Metropolitana será apresentado em evento no Canadá

As reuniões colaboraram para a gestão das políticas públicas referentes aos usos dos recursos hídricos com o objetivo de garantir água em quantidade e qualidade para a população, de acordo com a Lei Estadual nº 12.726/1999 e o Decreto Estadual nº 8.859/2013.


O encontro da Bacia do Alto Ivaí teve como pauta exclusiva a apresentação de proposta de logomarca para o comitê, com transmissão ao vivo. O grupo reforçou a importância da participação das comunidades das microrregiões envolvidas para fortalecer os processos de construção de parcerias e as tomadas de decisões relacionadas ao uso dos recursos hídricos.

  • Com fiscalização rígida, IAT aumenta número de autuações sobre os desmatamentos

Na reunião da Bacia Hidrográfica do Rio Piquiri e do Paraná 2 foi apresentado e votado o parecer técnico elaborado pela Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTINS), sobre a adoção de critérios de outorga em área crítica quanto ao uso de recurso hídrico do Rio Ribeirão Hong Kong. Também será colocada em apreciação a nova logo do comitê.


A plenária aconteceu de forma online e pode ser acompanhada ao vivo por toda a sociedade.


Foto: Instituto Água e Terra (IAT)

5 visualizações

Комментарии


bottom of page