top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Conheça as fotos vencedoras do Concurso Fotográfico do CBH Paranaíba



O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba realizou um Concurso Fotográfico com o objetivo de ampliar o conhecimento da sociedade sobre o papel e a importância do CBH Paranaíba, por meio de ações que proporcionem maior visibilidade as suas atividades.

Uma Comissão de Julgamento foi instituída e composta por membros do CBH Paranaíba, Diretoria do CBH Paranaíba e colaboradores da Abha Gestão de Águas. A Comissão avaliou critérios como representatividade da bacia; beleza plástica; emoção captada; criatividade e; qualidade técnica. Vamos conhecer as imagens vencedoras!


Tema 1 - Água

3º Lugar - O luar do Tejuco

Eduarda Beatriz Araújo


"Eu e meu marido, Arth Silva, que também é fotógrafo e nosso amigo Bruno Matos Fernandes (que também foi premiado nesse concurso) fazemos sempre trilhas pela região do Pontal do Triângulo Mineiro, e através da Internet pesquisamos qual seria o dia em que a posição da Lua estaria no rumo do Rio Tijuco, em Ituiutaba/MG. Chegamos lá e notamos um problema: era período de seca e temporada de queimadas por toda parte; uma nuvem gigante de fumaça e poeira cobria o céu. Já estávamos desistindo, arrumando as coisas pra ir embora; quando de repente vimos no horizonte, bem no centro do rio, saindo de detrás da fumaça: a lua imponente, cheia e linda. Se não fosse o tempo, teríamos uma foto da Lua bem mais nítida. Mas pra nossa surpresa, mesmo diante da dificuldade conseguimos ainda uma foto incrível."


2º Lugar - Cachoeira Bom Jardim

Marlon Fernandes Borges


1º Lugar - Cachoeira da Fumaça

Marlon Fernandes Borges


Tema 2 - Beleza natural ou cultural

3º Lugar - Pote de Ouro no Rio Araguari

Pablo Andrews


"O sonho de uma amiga muito querida era ver um arco-íris em vôo. Eu atuo como piloto de avião e neste dia, quando estava chegando de Goiânia para Araguari, quando olhei pra janela, vi essa cena, que foi a mais linda que já vi em toda minha vida! Avião no "PA", piloto automático, potência ajustada e fiz a foto. A foto foi em homenagem a esta amiga. A bacia do Rio Paranaíba é a região que mais gosto de voar, banhada por belos rios. Essa cena, eu nunca esquecerei. As nuvens e esse Arco-íris lindo! Senti uma paz no coração. Sempre brinco que achei o pote de ouro e ele está ali, no Rio Araguari. "



2º Lugar - A diversidade através do horizonte

Bruno Matos


"Estudante de exatas, músico da noite, aspirante a compositor e fotógrafo amador, minha relação com a arte da fotografia se fortaleceu durante a pandemia quando uni forças a um amigo fotógrafo de Ituiutaba/MG para explorarmos e registrarmos as belezas de nossa região. Nosso ponto de maior interesse foi o vale do Rio Piedade que nasce em Tupaciguara/MG passa por Monte Alegre de Minas e desagua no Rio Paranaíba.Por ter vivido uma infância permeada de lugares maravilhosos bem pertinho de onde eu morava que já não existem mais, e que não tem nenhum registro fotográfico. Procuro hoje fazer o que eu não fiz no passado, registrar as belezas que cercam o lugar onde eu vivo com riqueza de detalhes, divulgando em um perfil no Instagram chamado @fotrilha, para que se um dia acabar possamos apreciar o mundo bonito que já foi um dia.Em uma de nossas trilhas, fomos até a famosa “Cachoeira das Sete Quedas” em Tupaciguara/MG, onde esperávamos encontrar 7 quedas d’água, mas chegando lá, pra nossa surpresa, descobrimos um vale com bem mais de 7 cachoeiras. Um dos lugares mais bonitos que já visitei.Essa foto é da ultima cachoeira do vale. Já bem de tardezinha, exaustos pelas trilhas e escaladas, nos sentamos sobre as pedras no meio do rio e contemplamos esse horizonte infinito de Minas Gerais. Uma verdadeira janela para o céu."



1º Lugar - Exuberância do Paranaíba

Carlos Henrique Muniz Borges


"O colhereiro (ave) se alimenta de crustáceos presentes na água doce. Essa foto, especificamente, foi tirada entre Araporã-MG e Itumbiara-GO, a jusante da UHE. A tonalidade da cor rosa presente em suas penas se intensifica ou reduz de acordo com a disponibilidade de alimento ao longo do ano. "



Tema 3 - Usos da Água

3º Lugar - Cachoeira Bom Jardim


"Profissional e estudante da área ambiental, meu apreço pelos recursos hídricos aumentou conforme entendimento das características fisiográficas do Cerrado, que propõe perenidade hídrica em suas nascentes (o chamado “berço das águas”), mesmo frente ao período de regime pluviométrico anual no bioma.A cachoeira Bom Jardim é um ponto turístico de Uberlândia-MG. Por situar-se nas proximidades da cidade, atrai muitos banhistas e ciclistas, que buscam espairecimento da vida urbana.O registro da foto ocorreu durante momento de descanso e contemplação da beleza natural da cachoeira e do som da água sobre a rocha. Nesse momento pude refletir que, dentre tantos usos da água que perpassam por intervenções antrópicas (inclusive havendo canal de derivação do ribeirão Bom Jardim imediatamente a montante da cachoeira para abastecimento público de Uberlândia-MG), o simples fato da água correr pelo seu curso natural trata-se de um modo de uso dos recursos hídricos que possui imensurável valor para o lazer da vida humana e para a harmonia ecossistêmica."


2º Lugar - UHE Corumbá

Pablo Andrews


1º Lugar - O pescador no Rio São Marcos

Luíza Virgínia


"Sou Luíza Virgínia, tenho 31 anos e sou natural de Catalão - GO, em 2011 eu me mudei pra Goiânia onde Graduei e fiz mestrado em Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFG e atualmente moro em Belo Horizonte-MG onde estou fazendo Doutorado em Saneamento, meio Ambiente e Recursos Hídricos na UFMG. Os Recursos Hídricos, o modo como a natureza se comporta é algo que me fascina, acho que por isso acabei me tornando uma pesquisadora nessa área, e a fotografia sempre foi uma paixão na minha vida, desde pequena sempre gostei de fotografar. Esse registro foi de um fim de tarde no Rio São Marcos onde sai com meu pai (Luiz Heleno) e o amigo dele (Aparecido - o pescador que aparece na foto), para pescar no rio, bom, na verdade eles foram pescar e eu tirar fotos. Eu considero essa foto muito especial, pois foi um momento espontâneo que eu consegui registrar, ela fala um pouco daquele momento em que você está contemplando a paisagem e pensa como a natureza pode ser tão perfeita, e nem sempre nesses momentos temos uma máquina na mão pra conseguir eternizar esse momento né?!"



Fonte: CBH Paranaiba

17 visualizações

Comments


bottom of page