Consórcio PCJ esteve presente ao encontro que aconteceu no último dia 31 de maio
O Consulado dos EUA, em São Paulo, realizou encontro no dia 31 de maio, que teve como tema “Digitalização na Infraestrutura Hídrica: Caminhos, Possibilidades e Oportunidades”, no qual trouxe experiências de empresas americanas sobre digitalização de processo e gêmeos digitais.
O Consórcio PCJ foi convidado e esteve presente com o secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz, o coordenador de projetos, Jose Cezar Saad, e o gerente de sensibilização e comunicação, Murilo Sant’Anna. Serviços de água associados também marcaram presença ao encontro, com a participação do diretor técnico da Sanasa/Campinas, Marco Antonio dos Santos, e a coordenadora de consórcios do Saae Indaiatuba e superintendente do CONIRPI (Consórcio Piraí), Vanessa Kühl.
Na ocasião, empresas do setor apresentaram soluções de software para infraestruturas no setor de engenharia, em particular, para a área de saneamento. Uma das tecnologias demonstradas foi o software Gêmeo Digital, que funciona para a construção do planejamento e avaliação de riscos. “Ele espelha os processos para avaliar como está a operação dos sistemas, como níveis de água, balanço hídrico e simulações de emergências”, atentou Júlio Issao da Bentley.
Outras soluções tecnológicas apresentadas foram: gestão de segurança de barragens, como a avaliação de estabilidade, coleta de dados geotécnicos e pluviométricos para modelagem 3D da situação de aquíferos. A digitalização reduz a revisão de projetos.
No final do evento, o Consul geral dos EUA, David Hodge, atentou para a importância da transformação digital no Brasil. “Encorajamos o uso de softwares nas corporações para manter os sistemas de água e esgoto com tecnologias inteligentes frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas”, comentou.
Fonte: Consórcio PCJ
Comments