top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Curso promovido pela ANA capacita técnicos de instituições nacionais e estaduais em modelagem bidimensional com a ferramenta HEC-RAS


A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) encerrou na última sexta-feira, 26, o curso Modelagem HEC-RAS 2D, promovido no período de 22 a 26 de abril na sede da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em Brasília. O evento capacitou mais de 300 técnicos, entre servidores(as) da Agência e de outras instituições públicas que atuam com modelagem hidráulica, riscos de inundações e segurança de barragens. 


O treinamento foi realizado pela ANA para introduzir capacidades bidimensionais do modelo computacional hidráulico HEC-RAS, o qual é um software que permite simular fluxos ao longo de rios e áreas ribeirinhas para produção de mapas de inundação. Além disso, a ferramenta possibilita avaliar condições de vazões baixas que impactam profundidades necessárias à navegação e em projetos de estruturas hidráulicas, como barragens e pontes. 



Com uma carga de 20 horas, a capacitação combinou atividades presenciais e online, sendo 22 alunos(as) presenciais e mais de 300 com participação on-line de técnicos da ANA e de outras instituições nacionais e estaduais, como: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Agência Nacional de Mineração (ANM), Serviço Geológico do Brasil (SGB), Defesa Civil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), entre outras.  


As aulas foram ministradas por profissionais do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE), com tradução simultânea para o português. Com os instrutores Cameron Ackerman, Stanford Gibson e John Hazelton; os(as) participantes aprenderam sobre as capacidades bidimensionais do software HEC-RAS, utilizado para simulação de fluxos ao longo de rios e áreas ribeirinhas. 


Durante as atividades, foram abordados temas como fontes de dados e criação de terreno, modelagem combinada em uma e duas dimensões, modelagem de pontes, diques, barragens e áreas de armazenamento de água. Além disso, houve uma demonstração de modelos 2D dos rios Paraná e Grande no último dia de curso. 


Texto da estagiária Luíza Valadares com supervisão de Raylton Alves


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

110 visualizações

Comments


bottom of page