top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Divulgação do PRH da Bacia do Rio Canoinhas e Afluentes: Conheça as Etapas e Resultados Alcançados

Divulgação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes: Conheça as Etapas e Resultados Alcançados



O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro tem trabalhado diligentemente na elaboração do Plano de Recursos Hídricos da região. O plano passou por diversas etapas, desenvolvidas pelas equipes de pesquisadores da Univali e UnC, resultando em importantes avanços para a gestão sustentável dos recursos hídricos.

A Etapa A do Plano de Trabalho Detalhado estabeleceu um cronograma de atividades e representou o primeiro produto do Termo de Referência. A Etapa B envolveu o diagnóstico da dinâmica social da bacia, identificação dos atores sociais, elaboração de um plano de comunicação e mobilização social, além de uma campanha de cadastro de usuários de recursos hídricos. Já a Etapa C consolidou informações sobre recursos hídricos, caracterização ambiental da região e estudos hidrológicos.

A Etapa D, conhecida como Prognóstico dos Recursos Hídricos, foi elaborada pela Universidade do Contestado (UnC) em colaboração com o Comitê de Bacia Hidrográfica e com o envolvimento de atores estratégicos dos diferentes setores da bacia. Nessa etapa, foram projetadas as demandas hídricas em curto, médio e longo prazos, buscando estabelecer o equilíbrio entre a oferta e demanda em qualidade e quantidade. Foram realizadas análises de cenários alternativos e medidas para redução da carga poluidora, bem como a articulação dos interesses internos e externos à bacia hidrográfica.

Em resumo, o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro é uma ferramenta essencial para a gestão sustentável dos recursos hídricos na região. Por meio das etapas concluídas, foram identificados atores sociais, elaborado um plano de comunicação e mobilização social, realizados estudos hidrológicos e estabelecido o prognóstico dos recursos hídricos. O plano busca garantir o uso sustentável da água e a preservação do meio ambiente.

Os recursos para elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro Etapas D e E são provenientes do edital de chamada pública FAPESC nº 03/2021 com o término de sua vigência prevista para julho de 2023.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro dos avanços e ações relacionados ao Plano de Recursos Hídricos da região: @cbhcanoinhasrionegro


Fonte: Comitê de Gerenciamento Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas

14 visualizações

Comments


bottom of page