top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ENCOB – Um encontro de amor pelas águas


Andréia Aparecida de Oliveira



Falar sobre recursos hídricos é sempre muito gratificante, ainda mais quando temos grande parte de nossa vida envolvida no assunto.


Como presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi pude participar do XXI ENCOB – “Gestão das Águas - #FALACOMITÊ” que ocorreu em Foz do Iguaçu.

Nesta ocasião foi de extrema importância poder falar sobre Instrumentos de Gestão: implementação, eficácia e monitoramento, qual o papel dos Comitês de Bacia. No nosso caso, falar do enquadramento do Rio Tibagi, Spodendo mostrar a força e dedicação de membros que lutam em prol da qualidade das águas de nosso rio, e o quanto valorizamos e esperamos uma melhoria de nossas águas, quando fomos o primeiro comitê do Paraná a não admitir classe 4 no enquadramento. Um desafio, com certeza, que com parcerias e comprometimento de todos é possível termos rios limpos e saudáveis.


Na ocasião deste XXI ENCOB, estar em contato com diversos comitês e poder conhecer a experiência e a realidade de cada local, foi de extrema importância. Também tive o privilégio de ser convidada a compor a primeira edição do livro Mulheres pelas Águas e perceber o quanto somos fortes e lutadoras, como mães cuidam de seus filhos queremos cuidar do futuro de todos.


Em seguida tivemos a triste situação da pandemia e o ENCOB foi realizado de forma online, também com muita riqueza, mas com falta do contato físico, da troca de olhares e expressões que tanto marcam o nosso crescimento, pois acredito que mais que conteúdo a proximidade e a troca de experiências e as expressões mostradas pelo nosso corpo, podem falar mais que palavras.


Participando do XXIV ENCOB “Gestão da água: Responsabilidade de todos”, só veio a reforçar ainda mais os ideais de parcerias por um mundo melhor.


Ocorrendo em Foz do Iguaçu, com tanta riqueza natural e hídrica, não poderia ter sido mais gratificante estar lá novamente em contato com todos.


O formato de oficinas em grupos de trabalho foi muito bom para a troca de experiências e o contato com práticas que deram certo com a possibilidade de replicarmos em nossa bacia.


Neste Encontro tive a oportunidade de apresentar o Projeto “Planejamento Ecológico do Arroio Olarias”, do município de Ponta Grossa, o qual represento dentro do comitê do Rio Tibagi. Um trabalho com o objetivo de conter enchentes que trouxe para cidade um belíssimo parque com um lago trazendo qualidade de vida para população através do lazer, recreação e contato com a natureza, e atendendo ao seu objetivo principal com a segurança de moradores e suas casas que deixaram de ser inundadas quando da ocorrência de grandes chuvas.


Além, de poder estar participando da reunião com Comitês do Estado Paraná, apresentando o Comitê do Rio Tibagi e podermos trocar experiências e perspectivas para futuro, juntamente com o Fórum Paranaense dos Comitês de Bacia, o qual pude contribuir para o seu retorno e efetividade.


Para mim, cada ENCOB tem um fato marcante e diferente, e poder fazer parte deste grande grupo de pessoas dedicadas às águas do Brasil é uma honra.


Para que possam me conhecer melhor, sou geógrafa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade de Ponta Grossa no Paraná, e coordenadora de Educação Ambiental sendo responsável pelo Centro de Educação Ambiental Vereador Delmar José Pimentel.


Minha formação também inclui especialização em Ciências Ambientais pela UNICENTRO de Guarapuava no Paraná e Gestão e Educação Ambiental pelo ESAP – Faculdade Iguaçu de Foz do Iguaçu.


Faço parte do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi, no Paraná desde 2015, estando presidente na gestão 2017-2021, porém trabalho com educação ambiental e foco em recursos hídricos desde 1994.


A atividade de grande relevância, atualmente a qual estou fazendo parte, é a elaboração da Política e do Sistema Municipal de Educação Ambiental e elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental, sendo um marco para nossa cidade, que neste ano completa 200 anos.


Andréia Aparecida de Oliveira

Nosso contato pode ser feito pelo e-mail educacaoambiental.pmpg@gmail.com ou pelo telefone (42) 3220-1000 ramal 2388.



33 visualizações

Comments


bottom of page