top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Estratégias de Monitoramento Hidrológico em pauta no Comitê Jacutinga



O curso de capacitação: “Monitoramento Hidrológico e Eventos Extremos: Base de Dados, Sistemas Digitais de Alerta e o Papel dos Comitês” visa a promoção de ações de capacitação e atualização técnica, destinando-se a membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas integrantes do grupo Uruguai/Oeste, especialmente ao Comitê Jacutinga foi realizada a primeira etapa no dia 19 de junho. A segunda e última etapa acontecerá em 03 de julho, das 14h às 17h.


Conforme o Doutor em Engenharia Ambiental e técnico em hidrogeologia, Eduardo Lando Bernardo – que ministrou o primeiro encontro, o monitoramento hidrológico fornece informações ao longo do tempo, sobre a quantidade e a qualidade dos recursos hídricos. “A primeira etapa da capacitação abordou uma temática extremamente importante para os representantes de organizações-membro e atores estratégicos dos diferentes segmentos atuantes na bacia hidrográfica, pois forneceu um conjunto de dados e informações para além do conhecimento técnico-teórico”, explica.


Também conforme o palestrante, a ocasião fomenta o banco de dados do monitoramento e preparação para fornecer informações necessárias à solução de problemas de gestão local. “Além de melhorar a resposta aos eventos de inundações e estiagens, permitindo análises hidrológicas regionais mais precisas”, complementa.


O segundo palestra deste primeiro encontro foi o Msc. Guilherme Xavier de Miranda Jr. - Pesquisador da Epagri/CIRAM, que trouxe ricas informações sobre a rede de monitoramento hidrometeorológico de Santa Catarina.


Neste primeiro encontro participaram aproximadamente 40 pessoas, entre representantes das organizações-membro do Comitê Jacutinga, técnicos e interessados no tema.


A segunda etapa está prevista para iniciar as 14h do dia 03 de julho de 2023 e é destinada aqueles que já realizaram a inscrição e participaram da primeira etapa. O encontro terá como programação: Eventos Extremos no Oeste Catarinense; O papel do Comitê de Bacia e Cases de referência; Prática e exercícios orientados; Encerramento da capacitação. Contará com a palestrante a Esp. Fernanda Maria Haiduk - Técnica de Gestão Ambiental da Entidade Executiva – UNC.


Fonte: Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

3 visualizações

留言


bottom of page