top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Foz do Iguaçu será a capital das águas do Brasil



No período de 5 a 9 de agosto de 2024, Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, sediará o 1º Fórum Brasil das Águas. O lançamento oficial ocorreu no dia 22 de fevereiro.

 

O Brasil é um dos maiores produtores de grãos do planeta, grande parte da produção de nossa energia advém de nossos recursos hídricos, de forma limpa. Temos aproximadamente 9.000 km de costa litorânea, com turismo mundialmente conhecido. Nossa indústria, em praticamente todos os segmentos, avança tecnologicamente a cada dia.

 

Todos os Estados brasileiros possuem leis de recursos hídricos que instituem os sistemas integrados de gerenciamento de recursos hídricos onde toda a sociedade está representada (poder público, usuários e entidades civis), e todos estão integrados ao Sistema Nacional SIGREH.

 

Neste cenário, o objetivo maior do 1º Fórum Brasil das Águas é agregar os integrantes e segmentos da sociedade que participam dos Sistemas de Recursos Hídricos do país, visando fortalecer e promover a cooperação, a inclusão, o diálogo, a capacitação e o compartilhamento de ações exitosas, sempre com o foco de cuidar de nossas águas.

 

Assim, este grande movimento pela água reunirá em Foz do Iguaçu, representantes do poder público (municipal, estadual e federal), da iniciativa privada, dos usuários de recursos hídricos, das entidades civis e ongs, comitês de bacias, da academia, estudantes e jovens.

  

Inovando, com a realização de um grande encontro de todos que participam do Sistema de Gerenciamento de Recursos em nosso Brasil, o 1º fórum brasil das águas será uma oportunidade para a realização de vários encontros e diálogos: 

 

Dia 5 - Workshop: Agenda Nacional de recursos hídricos 

Dia 6 - O 1º Encontro Mulheres pelas Águas 

Dias 7 e 8 - Diálogos sobre a educação ambiental e capacitação no Plano Nacional de Recursos Hídricos 

Dias 8 e 9 - O encontro: Educação pelas Águas, com jovens e crianças.

 

O evento ainda tem em sua programação o 1º Encontro Estadual de Comitês de Bacias do Estado do Paraná, além de várias reuniões e encontros paralelos.

 

O 1º Fórum Brasil das Águas é uma realização da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas, REBOB, com o apoio do Estado do Paraná por meio do Instituto Água e Terra, e irá proporcionar a oportunidade de diálogo entre representantes de todas as instâncias do Sistema Integrado de Recursos Hídricos para fortalecer o Sistema e promover a cooperação entre todos os envolvidos na gestão das águas.


Assista o lançamento!



332 visualizações

Comments


bottom of page