top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Funceme participa de Seminário da ANA sobre eventos hidrológicos críticos



Entre os dias 28 e 29 de junho, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), representada pelo presidente Eduardo Sávio e pelo Ex-Secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, participou do 4º Seminário de Aperfeiçoamento e Integração das Salas de Situação Estaduais, promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em Brasília.


No encontro, que teve como objetivo gerar uma troca de experiências na gestão de eventos hidrológicos críticos, como secas e inundações, a Funceme teve a oportunidade de abordar com os participantes sobre a origem, evolução e perspectivas do Monitor de Secas.



Sobre as Salas de Situação


A Sala de Situação da ANA monitora e analisa a evolução das chuvas, dos níveis e da vazão dos principais rios, reservatórios e bacias hidrográficas do Brasil. Todas as informações são compartilhadas por meio de boletins e de sistemas de monitoramento, servindo de suporte para a tomada de decisão das autoridades responsáveis pela gestão de secas e inundações.


As salas de situação estaduais funcionam como centros de gestão de situações críticas, coordenadas pelo órgão gestor de recursos hídricos de cada estado e do Distrito Federal, sendo que também podem participar representantes do instituto de meteorologia local e da Defesa Civil estadual. Essas salas atuam para identificar ocorrências de secas e inundações e subsidiar a tomada de decisão para a adoção antecipada de medidas mitigadoras dos impactos desses eventos hidrológicos críticos.


Fonte: SRH-CE

3 visualizações

Comments


bottom of page