
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), deu início ao monitoramento ambiental do Ribeirão Taquaruçu Grande, em atendimento a uma solicitação de colaboração do Ministério Público Estadual. A iniciativa tem como objetivo realizar medições de vazão e determinar a curva-chave do manancial, subsidiando a atuação ministerial no Procedimento Preparatório que avalia possíveis impactos ambientais no abastecimento de água de Palmas.
O trabalho será conduzido pela equipe técnica da Gerência de Hidrometeorologia da Semarh, em pontos georreferenciados pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma). A ação prevê a realização de 12 campanhas de medição, com coletas mensais de fevereiro de 2025 a janeiro de 2026.
O gerente de Hidrometeorologia da Semarh, Rogério Noleto Passos, ressaltou a importância da parceria para a gestão hídrica e ambiental do estado. “Ações como essa reforçam a importância das parcerias e o compromisso da Semarh com a proteção ambiental”, destacou.
A equipe responsável pelo monitoramento é composta pelos servidores Rogério Noleto Passos, Wesley Divino dos Santos e Daniel Lopes Amaral.
Fonte: SEMARH-TO
Comments