top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Governo do Tocantins instala Estação Hidrometeorológica de Praia Alta na montante das estações da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso

Essa Estação é a 15ª Plataforma de Coleta de Dados da Rede Hidrometeorológica do Estado na região e completa a cobertura integral da Bacia Hidrográfica



O Governo do Tocantins instalou em Praia Alta, a 15ª Estação Hidrometeorológica da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, localizada em Dorilândia, um distrito do município de Sandolândia. Por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com essa instalação na montante de todas as estações do Rio Formoso, a partir desta quinta-feira, 20, o Estado passa a contar com 58 Plataforma de Coleta de Dados (PCD) em operação na Rede Hidrometeorológica do Tocantins. A PCD é uma unidade auto sustentável, com transmissão via satélite, instalada para levantamento e monitoramento do início deste curso d’água e promover autonomia de recursos hídricos.


A secretária Executiva, Mônica Avelino, ressaltou que, “o Projeto de Adensamento da Rede Hidrometeorológica do Estado avança e se aproximando cada vez mais da meta 80 pontos de monitoramento, para cobertura de todas as Bacias Hidrográficas do Tocantins. A instalação da estação em Praia Alta, 15ª na região do Rio Formoso, completa a cobertura integral desta Bacia Hidrográfica em nossa Rede de Hidrometeorológica”.  


O diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, destacou que, “essa mais uma unidade instalada pela equipe que trabalha no adensamento da Rede Hidrometeorológica do Estado, que já soma 58 plataformas para coleta e transmissão de dados via satélite, com informações de chuva, nível e vazão dos rios do Tocantins”.


O gerente de Hidrometeorologia da Semarh, Lorenzo Rigo, reiterou que, “a equipe atua de forma dedicada desde a instalação das estações à configuração da PCD para comunicação com o satélite e para transmitir os dados em tempo real por telemetria para a Sala de Situação da ANA [Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico] e da Semarh, intercalando as agendas de instalação e manutenção das unidades já instaladas, ao longo do ano. Essa unidade passa a contribuir com a consolidação de dados sobre o comportamento do rio em cada trecho da extensão desta Bacia Hidrográfica”. 


A Bacia Hidrográfica do Rio Formoso possui uma área de drenagem de 21.328,57 km², cerca de 7,7% da área total do Tocantins, 5,6% da Bacia Hidrográfica do Rio Araguaia e está localizada no sudoeste do Tocantins, uma região movida pelo agronegócio.


Configuração da PCD


As PCDs são configuradas para comunicação com o satélite Geostationary Operational Environmental Satellite (GOES), que é operado pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e controlada pela National Aeronautics and Space Administration (NASA).


Acesso aos Dados


A Semarh disponibiliza diariamente no site to.gov.br/semarh a atualização dos dados coletados e registrados na Rede Hidrometeorológica do Tocantins, permitindo o acesso online e gratuito, por ano, mês e dia, através do Boletim Hidrometeorológico.





Fonte: SEMARH-TO

3 visualizações

Comments


bottom of page