top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Governo do Tocantins participa de diálogo com lideranças da região sobre a proposta de criação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Coco e Caiapó

Representantes do Poder Público estadual e municipal, sociedade civil organizada e usuários de água envolvidos nas questões dessas Bacias Hidrográficas propuseram um encontro presencial para instituir a Comissão Pró Comitê



Novo Comitê contemplaria a bacia hidrográfica do Rio Caiapó, um dos importantes afluentes do Rio Araguaia - Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins file_download


O Governo do Tocantins participou nesta sexta-feira, 9, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) do diálogo com lideranças da região, sobre a proposta de criação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Coco e Caiapó. Na reunião a Semarh apresentou a estrutura do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, o papel dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins (CBH), projetos e atividades desenvolvidas pelos os outros seis Comitês já instituídos no Estado e do Centro de Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD).


Os representantes do Poder Público estadual e municipal, sociedade civil organizada e usuários de água participantes, acompanham as questões das Bacias Hidrográficas dos Rios Coco e Caiapó propuseram um encontro presencial para instituir uma Comissão Pró Comitê.


O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, frisou que o processo capitaneado pela vontade do público de uma região tem chances de maior êxito, com a realização de um trabalho conjunto e integrado. O secretário elogiou a condução dos trabalhos, a capacidade de articulação, a demonstração de vontade de realização, preocupação real com o futuro, tendo como foco o agronegócio sustentável e o compromisso com a preservação da água, expressa pelos participantes.


“O Governo do Estado estará presente em todos os momentos, apoiando e incentivando, ajudando organizar, orientando, oferecendo apoio total e irrestrito a todos. A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos é parceira de todos vocês, estamos juntos e é do nosso total interesse que esse projeto de criação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Coco e Caiapó seja implementado da mesma maneira que temos uma parceria contínua e forte com os outros seis Comitês. Podem ter certeza que estaremos trabalhando juntos e integrados no encontro próximo”, assegurou Marcello Lelis.


O representante da Rede na Value Builders, Guilherme Tiezzi, destacou a experiência e a grandeza do agronegócio na região, a importância da água, do trabalho preventivo de preservação desse recurso natural, do compromisso e envolvimento do setor e da criação do Comitê para a sustentabilidade dos empreendimentos atuais e futuros. “Nesse primeiro encontro, buscamos reunir gestores do Estado e municípios que fazem parte dessas duas Bacias Hidrográficas, para tratarmos da proposta de criação do Comitê das Bacias de um ponto de vista mais técnico, para entendermos como é o processo, como funciona e os objetivos dessa comissão”, resumiu Guilherme Tiezzi.


A gerente de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Maria Gorete dos Santos Cordeiro, conduziu a apresentação dos tópicos abordados pela Pasta. A gerente pontuou a composição da estrutura dos Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, enfatizou a importância e atribuições dos Comitês de Bacias Hidrográficas e citou, como exemplo, projetos e atividades dos Comitê já instituídos, além do trabalho realizado nas unidades do Centro de Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD). “É importante ressaltar que as ações realizadas pelos Comitês de Bacias Hidrográficas contribuem significativamente com a pontuação dos municípios no ICMS-Ecológico”, frisou Gorete Cordeiro.


Participantes


Além de representantes da Semarh e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), participaram da reunião prefeitos, secretários municipais e representantes das secretarias do Meio Ambiente, Agricultura, Coordenação da Defesa Civil, bem como dos segmentos da sociedade civil e usuários de águas integrantes das Bacias Hidrográficas, sendo convidados os municípios de Caseara, Araguacema, Dois Irmãos, Divinópolis, Monte Santo, Pium, Abreulândia, Barrolândia, Chapada da Areia, Marianópolis, Paraíso do Tocantins e Pugmil.



Participando de forma virtual, o secretário Marcello Lelis enalteceu a vontade de realização do grupo e colocou a Semarh à disposição para apoiar o processo - Vanessa Monteiro/Governo do Tocantins file_download


Fonte: Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - TO

3 visualizações

תגובות


bottom of page