Com a finalização do Produto “Conhecimento dos usos e setores, Intervenções estratégicas”, primeiro do estudo para subsidiar a implementação da cobrança pelo uso da água na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, o Grupo de Trabalho que acompanha essa atividade (GT Cobrança) apresentou o parecer a respeito do Produto à Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTIG) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema).
A reunião foi realizada no dia 30 de agosto, virtualmente, no período da tarde. O parecer traz um resumo do diálogo acerca do Produto, as considerações específicas e gerais do Grupo, e as propostas do Grupo para aprimoramento dos trabalhos e do resultado apresentado. De acordo com o coordenador do GT, Carlos Camargo, os principais pontos identificados são: alinhar o documento aos trabalhos e estudos já desenvolvidos na Bacia, buscar junto aos órgãos gestores dados mais consistentes sobre os usos e os usuários da Bacia e ter melhor diálogo junto ao CBH Paranapanema para apoiar a construção do estudo.
O parecer será encaminhado formalmente à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que, durante a reunião, já fez alguns apontamentos, como a atualização dos dados junto ao Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) e o Instituto Água e Terra do Paraná (IAT). O GT Cobrança volta a se reunir no dia 03 de outubro, virtualmente.
Fonte: CBH Paranapanema
Comments