top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

IAT formaliza intercâmbio de tecnologia com Instituto Mineiro de Gestão das Águas


O Instituto Água e Terra (IAT) formalizou o Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) para o intercâmbio de informações em relação à gestão dos recursos hídricos. A medida busca o compartilhamento de conhecimento e a transferência mútua de tecnologias.


No acordo, o órgão ambiental do Paraná vai disponibilizar ao governo de Minas Gerais o uso do Sistema de Gestão de Bacias hidrográficas (SGBH). A partir desta adesão, a ferramenta, desenvolvida pelo IAT, será aprimorada em conjunto com o IGAM, passando a servir aos dois institutos.


O compromisso foi assinado na sexta-feira (22) pelo diretor-presidente do IAT, Everton Souza, e pelo diretor-geral do IGAM, Marcelo da Fonseca, durante a celebração da Semana da Água 2024, organizada pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema), em Belo Horizonte (MG).


“O IGAM é nosso parceiro em uma série de inciativas, como na execução do Plano Nacional de Recursos Hídricos. Esse termo de cooperação vai nos permitir auxiliar o instituto mineiro na gestão dos recursos hídricos e fazer com que a ferramenta seja melhorada em busca de melhores resultados”, afirmou Souza.


O SGBH foi lançado pelo IAT em julho do ano passado. Desenvolvido pelo Núcleo de Inteligência Geográfica e da Informação (NGI) do órgão, o sistema permite agrupar informações, facilitando a gestão dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná (CBHs).


O SGBH possui seis módulos para auxiliar os gestores a reunirem informações de composição dos comitês, atas e deliberações de reuniões, planos de recursos hídricos, cobrança pelo uso da água, além da gestão financeira com possibilidade de acompanhamento das contas individuais de cada comitê, novos projetos e outros indicadores.


Há, ainda, um espaço exclusivo para o público externo, o módulo geográfico, com informações, mapas e gráficos cadastrados pelos comitês. Em breve, o módulo disponibilizará consultas sobre as características das bacias hidrográficas do Estado como o consumo da água e dados de saneamento.


“Tenho certeza que, com essa troca de informações, vamos melhorar ainda mais essa ferramenta tão importante para a gestão dos recursos hídricos do Paraná, ampliando os cuidados com a água para o País como um todo”, disse o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro.


i9 AMBIENTAL – O IAT investiu cerca de R$ 1,5 milhão no desenvolvimento do SGBH, ferramenta disponível para os 11 Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná. A plataforma integra o Sistema de Informação para Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos (SIGARH), conjunto que compõe o Programa i9 Ambiental, que visa a modernização e centralização de dados relacionados à gestão ambiental, de recursos hídricos e territoriais.


O i9 integra a Plataforma Inteligente Gestão Ambiental, planejada para ser um grande hub de sistemas interconectados entre si pela Infraestrutura de Dados Espaciais do Paraná denominada GeoPR. É nesse arcabouço digital que estarão os dados cartográficos e cadastrais organizados e atualizados, redes de monitoramento ambiental e ferramentas de suporte à decisão baseadas em geotecnologias, denominada Inteligência Geográfica (IG).


PARANÁ EFICIENTE – O i9 também faz parte do programa Paraná Eficiente, elaborado pelo Governo do Estado com financiamento do Banco Mundial no valor de US$ 130 milhões. A proposta prevê a inovação e a modernização da Gestão Pública no Paraná com o objetivo implementar projetos de gestão ambiental, de saúde e de inovação e modernização da administração do Estado.


Desenvolvido e gerenciado pela Secretaria de Estado do Planejamento, o programa é multissetorial, com projetos que envolvem as secretarias de Estado da Saúde, da Administração e Previdência, do Desenvolvimento Sustentável e da Fazenda, além da Casa Civil, Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e Controladoria-Geral do Estado.


Fonte: IAT

29 visualizações

Comments


bottom of page