Blog da REBOB

Inaugurada a 1ª Obra com Recursos da Cobrança da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba



Na última sexta-feira (25), foi entregue a canalização do Canal Santos Dumont, no município de Planaltina, no Distrito Federal. A obra foi financiada com os recursos da cobrança pelo uso da água na Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, em parceria com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), a Empresa de Assistência e Extensão Rural (Emater-DF), a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e produtores usuários do canal.

O projeto de revitalização do Canal Santos Dumont está vinculado ao subprograma “Racionalização da Demanda de Água na Irrigação”, inserido no Programa “Uso Sustentável dos Recursos Hídricos”, do Plano de Aplicação da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba). A Associação dos Usuários de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas (ABHA – Gestão de Águas) é delegatária à Agência de Água e responsável pela aplicação financeira dos recursos oriundos da cobrança.

A obra é uma grande vitória para os produtores rurais que aguardavam o projeto há mais de 20 anos. Foram utilizados tubos de polietileno de alta densidade capazes de eliminar em 50% das perdas de água tanto por infiltração no leito do canal, que era de terra, quanto na evaporação nos períodos mais críticos de estiagem.

Na cerimônia, o Presidente do CBH Paranaíba, Breno Lasmar, celebrou a conquista. “É um grande prazer para o CBH Paranaíba contribuir para a realização desta obra, obra que só foi possível graças aos esforços das entidades parcerias e à cobrança pelo uso da água”, destacou Breno Lasmar.

Do total de R$ 4,6 milhões, aproximadamente 1,8 milhões de reais foi custeado pelos recursos da cobrança pelo uso da água, instituída em 2016. O presidente da ABHA Gestão de Águas, Thiago Nascimento, também esteve presente no evento de inauguração. “A entrega deste projeto é a prova de que os usuários e toda sociedade recebem o retorno da Cobrança pelo uso da água, por meio do financiamento de projetos que impactam diretamente na qualidade e quantidade”, destacou.


Fonte: ABHA Gestão de Águas

1 visualização

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page