top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Inscrições para Seminário Final do Programa Pró-Recursos Hídricos vão até hoje (sexta-feira, 20/10)


Logotipo do Seminário Final do Programa Pró-Recursos Hídricos

O Seminário Final do Programa Pró-Recursos Hídricos acontecerá em 25 e 26 de outubro, das 14h às 18h, na sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em Brasília. Para participar é preciso fazer inscrição até a próxima sexta-feira, 20 de outubro, pelo link https://doity.com.br/httpswwwgovbrcapespt-bracesso-a-informacaoacoes-e-programasbolsasprogramas-estrategicoso.


O Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Regulação e Gestão de Recursos Hídricos (Pró-Recursos Hídricos) é uma inciativa promovida pela ANA e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Essa ação é realizada com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de pesquisas científicas e a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação nas áreas de regulação e gestão de recursos hídricos.


Durante o evento, serão apresentados os 12 projetos selecionados para o Pró-Recursos Hídricos, que tiveram início em 2018, sendo cada um deles desenvolvido em rede com a participação de pelo menos três instituições de pesquisa de ensino superior. O Programa financiou cerca de 100 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de recursos de custeio e capital, que somam cerca de R$ 11 milhões. Além disso, os projetos tiveram 48 meses, ou até 2022, para concluírem seus trabalhos.


Essa iniciativa busca consolidar o conhecimento brasileiro contemporâneo em regulação e gestão de recursos hídricos, especialmente em oito temas prioritários de pesquisa:

  • governança e participação social na gestão de recursos hídricos;

  • instrumentos e ferramentas de gestão de recursos hídricos;

  • instrumentos, metodologias e tecnologias para alocação de água;

  • modelagem e arranjos institucionais para gestão de recursos hídricos;

  • monitoramento, controle e fiscalização de usos da água;

  • recursos hídricos e florestas;

  • regulação de recursos hídricos;

  • segurança de barragens.

Durante o evento será lançado o livro inspirado nos temas abordados em cada projeto. A apresentação será realizada pelo professor Teodorico Alves Sobrinho, pesquisador sênior da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

24 visualizações

Comentários


bottom of page