top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Jornalistas podem inscrever suas reportagens no 8º Prêmio Ação pela Água

Categoria Imprensa está dividida em TV, Rádio, Impresso e Digital. As inscrições vão até o dia 31 de agosto de 2022


As matérias jornalísticas escritas sobre meio ambiente, água e saúde nos últimos dois anos podem ser inscritas para concorrer ao 8º Prêmio Ação pela Água, dentro da categoria imprensa, que está dividida em três segmentos: Tv, Rádio e Impresso/Digital. As inscrições são online e ocorrem até o dia 31 de agosto de 2022, no site www.agua.org.br/premio_acao_pela_agua.


A premiação é conhecida como o “Oscar da água nas Bacias PCJ” e tem como tema em 2022 “Água: essencial para a nossa saúde e a do planeta”. O objetivo da categoria imprensa é reconhecer os jornalistas e as reportagens que nos últimos dois anos sensibilizaram a comunidade sobre a importância da água em meio ao cenário pandêmico que vivemos, devido à Covid-19.


No link https://youtu.be/eDKr3UiJ_xk contem explicações sobre como os jornalistas devem inscrever suas reportagem sobre água, meio ambiente e saúde no 8º Prêmio Ação pela Água.



O Prêmio Ação pela Água foi criado pelo Consórcio PCJ, em 2000. Naquele ano, os participantes, instigados pelo tema “Racionalização pelo uso da água”, iniciavam com suas contribuições um processo de transformação que culminou em boas práticas ambientais em um território econômico e urbano dos mais importantes do Brasil. Em uma área de 15.303 km2, as Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí agregam 2,7% da população do País, com mais de 5,9 milhões de habitantes e respondendo por cerca de 7% do Produto Interno Bruto Nacional.


Da primeira à 7ª edição, realizada em 2019, o prêmio privilegiou um tema associado ao momento hídrico brasileiro. Não por acaso, em 2001 a “Excelência em Educação” foi mote inspirador para os participantes. A “Responsabilidade Social” (2002), “Qualidade da Água” (2003), “Gestão de Recursos Hídricos” (2008), “Temas Diversos” (2012) e “30 Anos de Gestão da Água nas Bacias PCJ” (2019) foram temas que resultaram em centenas de projetos inscritos nas várias edições.


As inscrições deferidas da categoria imprensa serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por profissionais da área de comunicação e independentes ao Consórcio PCJ. Os finalistas serão anunciados no dia 28 de outubro de 2022 e a premiação acontecerá no dia 30 de novembro, na cidade de Limeira (SP).


O 8ª Prêmio Ação pela Água conta com o patrocínio da Agência Reguladora Regional (ARES-PCJ) e da Papirus Somosvita. A iniciativa ainda possui os apoios institucionais de: ABES, ABRHidro, Fundação Agência PCJ, Comitês PCJ, ANA, ASSEMAE, Consimares, LADSEA da Unicamp, NUPS da USP, OGA, REBOB e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Dúvidas e mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: premio@agua.org.br.


Fonte: Consórcio PCJ

20 visualizações
bottom of page