top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Movimento “Jovem, vem para o PCJ!” promove 2º Encontro em Bragança Paulista


Com o objetivo de incentivar e integrar os jovens na gestão dos recursos hídricos, o 2º Encontro do Movimento “Jovem, vem para o PCJ!” será realizado no próximo dia 13 de março, das 8h30 às 13h, no auditório do campus da Universidade São Franscisco, em Bragança Paulista (SP). O evento é idealizado e promovido pela Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) dos Comitês PCJ, com o apoio da Agência das Bacias PCJ. O público-alvo é formado por jovens interessados na temática de recursos hídricos e sustentabilidade.  Para participar, é necessário realizar a inscrição gratuita pelo link: https://bit.ly/Inscricao_JovemPCJ2024.


Nesta edição, o “Jovem, vem para o PCJ!” vai abordar quatro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU (Organização das Nações Unidas) e relação deles com a temática de recursos hídricos e a realidade das Bacias PCJ. São eles, o ODS 6: Água e Saneamento; o ODS 13: Água e sua relação com a crise climática; o ODS 14: Comunidade de Água Doce e Salgada; e o ODS 15: Ar puro, água e alimentos.

A iniciativa tem como objetivo inspirar para que novos integrantes dos Comitês PCJ se interessem pela problemática da água, buscando uma abordagem integrativa dos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Por este motivo, os ODSs serão transversais a todos os temas que serão abordados.


A coordenadora da CT-EA, Ana Lúcia Floriano Rosa Vieira, ressalta que o objetivo de envolver os jovens nos Comitês PCJ é fortalecer a gestão hídrica integrada e descentralizada. “Isso visa preencher lacunas na representatividade tripartite dos Comitês, composta pelo poder público, usuários de água e sociedade civil, incluindo os jovens. A participação ativa dos jovens busca aproximar a tomada de decisões das comunidades locais. A maturidade do colegiado é oportuna para trocas de experiências com os jovens, contribuindo nas discussões sobre a gestão dos recursos hídricos. Os Comitês desempenham um papel fundamental na elaboração de políticas públicas para a gestão das águas”, reforçou Ana Lúcia.


“A expectativa nesta segunda edição do evento é pavimentar uma trajetória que contribua com a sustentabilidade na gestão hídrica, promovendo a inclusão da discussão científica e tecnológica de caráter multidisciplinar, a equidade de poder e a colaboração entre os diferentes atores no processo de tomada de decisão”, complementou a coordenadora-adjunta da CT-EA, Adriana Sacioto Marcantonio.


O secretário-executivo dos Comitês PCJ, Denis Herisson da Silva, destacou a importância do evento e da participação dos jovens nos colegiados.  “A primeira vez em que eu participei de uma reunião dos Comitês PCJ foi na Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água no Meio Rural em 2011. Acho que eu era talvez o mais jovem da reunião, com 32 anos.  Fico feliz com a continuidade da CT-EA em promover este evento, pois é importante a transmissão contínua de conhecimentos dos membros mais experientes para os mais novos, proporcionando resiliência ao órgão colegiado e do cumprimento do Plano de Bacias. O inverso também é verdadeiro, pois os jovens têm uma percepção socioambiental e de dinâmica tecnológica mais prática que precisa estar em constante atualização nos Comitês PCJ. E para a vida profissional do jovem vejo a oportunidade de vivenciar um trabalho em equipe, analisar decisões, ajudar a desenvolver cenários, criar a habilidade de liderança e, ao final, consolidar um networking promissor para sua carreira”, ressaltou Denis.


Em 2021,  na primeira edição do evento, realizada durante a pandemia, foram cinco encontros virtuais ao longo de setembro e um seminário on-line em outubro. Na edição de 2024, serão promovidas quatro oficinas para debater os quatro ODSs escolhidos. Neste ano, quatro instituições foram convidadas: “Profissionais do Saneamento”; “Águas Resilientes”; “It’s Now” e o CBH-Baía da Ilha Grande. Os representantes estarão presentes nas coordenações das oficinas, que contará também com jovens colaboradores da Agência das Bacias PCJ, Consórcio PCJ e da DAE Jundiaí. “Convidamos jovens representantes de quatro diferentes instituições, abrangendo usuários da água, comitês de bacias e sociedade civil organizada, na perspectiva de trazer inspiração sobre o engajamento jovem em prol do bem comum e da sustentabilidade”, resumiu Ana Lúcia.


Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato com a CT-EA dos Comitês PCJ pelo e-mail: ctea@comites.baciaspcj.org.br


SERVIÇO


2º Encontro do Movimento “Jovem, vem para o PCJ!”


DATA: 13 de março de 2024 (Quarta-feira)

HORÁRIO: Das 8h30 às 13h00

LOCAL: Auditório do Campus da Universidade São Francisco (USF)

ENDEREÇO:  Avenida São Francisco de Assis, nº 218 – Cidade Universitária, em Bragança Paulista (SP).



ORGANIZAÇÃO: Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) e Secretaria Executiva dos Comitês PCJ

APOIO: Agência das Bacias PCJ



PROGRAMAÇÃO:


08h00 – Recepção

08h30 – Apresentação Cultural

09h00 – Abertura e fala das autoridades

09h15 – Apresentação da Coordenação da CT-EA

09h30 – Apresentação dos oficineiros

10h00 – Divisão em Oficinas (ODSs)

               ODS   6: Água e Saneamento 

               ODS 13: Água e sua relação com a crise climática

               ODS 14: Comunidade de Água Doce e Água Salgada

               ODS 15: Ar puro, Água e Alimentos

11h30 – Intervalo

11h45 – Reflexão e diálogos

12h45 – Apresentação Musical

13h30 – Encerramento


Fonte: Agência das Bacias PCJ

19 visualizações

Comments


bottom of page