top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Oficina em Divinópolis destaca oportunidades do Programa Produtor de Água e reúne produtores do Alto São Francisco

  • amandachicattomkt
  • 26 de jun.
  • 2 min de leitura

Evento busca fortalecer ações pela segurança hídrica e apresenta casos de sucesso na conservação de recursos naturais


Foto: Divulgação Sisema
Foto: Divulgação Sisema

O Programa Produtor de Água permite que o produtor compreenda quais ações são essenciais para conservar o solo e garantir a produção de água


Divinópolis foi palco, nessa segunda-feira (23/06), da oficina “Produzindo Água, Colhendo Vida”, iniciativa que reuniu produtores rurais da região do Alto São Francisco para debater estratégias de conservação hídrica. O encontro foi promovido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócios.


A oficina teve como foco principal apresentar os benefícios e as oportunidades do Programa Produtor de Água, iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que incentiva produtores rurais a adotarem práticas sustentáveis em suas propriedades, como a recuperação de áreas degradadas e a proteção de nascentes. A proposta é conservar o solo, garantir a produção de água e recompensar os agricultores por meio de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).


Durante o evento, representantes do IEF detalharam programas como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o PRA Produzir Sustentável, voltado para a regularização ambiental de imóveis rurais em Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e Área de Uso Restrito (AUR).


Para a chefe da Unidade Regional de Gestão das Águas do Igam no Alto São Francisco, Adriana Francisca da Silva, o evento foi fundamental para alinhar políticas públicas e fomentar parcerias em prol da segurança hídrica regional. “Nosso objetivo é apresentar casos de sucesso e construir um programa que envolva todas as políticas públicas relacionadas ao uso e conservação do solo, como o PRA Produzir Sustentável e o PSA da Semad”, destacou.


A oficina também reforçou o papel de instituições parceiras como a Faemg, a Fiemg, comitês de bacia hidrográfica, Emater e o Ministério Público. A troca de experiências entre os participantes foi apontada como essencial para o aperfeiçoamento do programa em Minas Gerais, onde, desde 2022, há um Acordo de Cooperação Técnica entre Semad, IEF, Igam e ANA para fortalecer a recuperação de áreas estratégicas.


“O Programa Produtor de Água permite que o produtor compreenda quais ações são essenciais para conservar o solo e garantir a produção de água, sendo recompensado de acordo com os resultados alcançados em prol dos recursos hídricos”, finaliza Adriana da Silva.


O encontro representou mais um passo importante no engajamento do setor rural com a agenda ambiental, evidenciando que a produção sustentável é uma ferramenta estratégica para enfrentar os desafios relacionados à escassez hídrica e à preservação ambiental.


Emerson GomesAscom/Sisema 

Comentarios


FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page