O segundo dia de atividades do 1º Fórum Brasil das Águas (06/08) focou no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 – igualdade de gênero – com a temática Mulheres pelas Águas. Na parte da manhã, dois painéis foram trabalhados: Avanços na equidade de gênero e A equidade de gênero na gestão das águas.
Ambos os painéis contaram com representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema). A Coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Capacitação (CTEA), Patrícia Fazano, falou sobre a diferença entre igualdade e equidade, e a importância destes elementos na gestão de recursos hídricos.
“As mulheres, em muitas culturas, têm um papel central na coleta e na gestão da água…no entanto enfrentam barreiras para tomar decisões sobre a gestão dos recursos hídricos”, reforçou.
Na sequência, o 1º vice-presidente do CBH Paranapanema, Marco André D’Oliveira, falou sobre a água e as mudanças climáticas. “É necessário que passemos a assumir os erros, só assim conseguiremos traçar novos caminhos e descobrir melhores práticas para enfrentar as mudanças climáticas”, destacou.
Ele também lembrou que o meio ambiente tem suas próprias leis e forma de agir. “Não adianta mudar o curso do rio e acreditar que não haverá consequências. A natureza descobre formas para voltar ao seu lugar natural”, refletiu.
A parte da tarde contou com a Oficina O ODS 5 e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh). Concomitante, houve ainda a Instalação e 1ª Reunião do Conselho Latino-Americano da Água, VI Encontro do Grupo Técnico Amazônia Azul – Agenda Azul da Amazônia Legal e Reunião do Fórum Nacional de Gestores de Água.
O estande do CBH Paranapanema recebeu os participantes, apresentou as atividades do Comitê, assim como o jogo Protetores do Paranapanema. Também no estande, foram transmitidas as três edições da série de reportagens do CBH Paranapanema.
O evento contou, ainda, com reuniões setoriais. O Presidente e a Secretária do CBH Paranapanema, José Luiz Scroccaro e Suraya Modaelli, respectivamente, participaram da Instalação e 1ª Reunião do Conselho Latino-Americano da Água. Na reunião, o estatuto do Conselho foi aprovado e formado por 23 governadores. Benedito Braga foi eleito, de forma unânime, para presidir pelos próximos três anos; e indicou Lupércio Ziroldo para ser o Diretor Executivo. A próxima reunião ocorrerá no ano que vem, em Buenos Aires, na Argentina.
Fonte: CBH PARANAPANEMA
Comments