top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Plano de Recurso Hídricos dos rios Canoas e afluentes catarinenses do Rio Pelotas entra na etapa final


Encontros serão realizados em Lages, Campos Novos e Curitibanos


Em estudo desde 2022, o Plano de Recursos Hídricos (PRH) dos rios Canoas e afluentes catarinenses do rio Pelotas desenvolvido pela HRA Engenharia e Meio Ambiente, entra na etapa final de desenvolvimento, incluindo a definição de Planos de Ação específicos e definições importantes relacionadas a Outorga e Cobrança da Água na região. Nos meses de março e abril, serão apresentados inicialmente 3 (três) de um total de 6 (seis) eventos que marcam a Etapa C do PRH Canoas-Pelotas.


O estudo engloba 32 municípios da Serra Catarinense, Meio Oeste, Vale do Contestado, Planalto Sul e Alto Vale do Rio do Peixe, e nestes eventos, serão tratadas informações sobre os rios que são fontes de diferentes usos para estes municípios. Dentre eles: Anita Garibaldi, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Bocaina do Sul, Campo Belo do Sul, Campos Novos, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Curitibanos, Fraiburgo, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Petrolândia, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici, Urupema e Lages, que sediará o evento no dia 26 de março no Auditório do CAV/Udesc. Os demais eventos serão realizados em Campos Novos no dia 2 de abril (Auditório da Acircan) e Curitibanos no dia 4 de abril (Auditório da UFSC), todos com início às 14h00.


Os encontros são direcionados para representantes públicos, empresários e consumidores de água em geral. A partir do PRH que sairão as diretrizes para uso consciente e sustentável dos recursos hídricos, garantindo qualidade e quantidade para o abastecimento público e privado.


Estes rios e afluentes são os mesmos que abastecem as populações, operam indústrias e promovem o crescimento do agronegócio. São aqueles que cortam chácaras, fazendas e terrenos na área urbana.


Victor Padilha, coordenador do Plano de Recursos Hídricos e sócio-diretor da empresa HRA Engenharia e Meio Ambiente, que executa o Plano de Recursos Hídricos, convida a todos os interessados a comparecerem aos eventos e deseja um feliz dia mundial da água que acontece neste mês de março no dia 22.


O PRH dos Rios Canoas e afluentes catarinenses do Rio Pelotas, é uma execução da HRA Engenharia e Meio Ambiente, empresa contratada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina com supervisão do Comitê de Bacias Hidrográficas e do Grupo de Acompanhamento do Plano (GAP).

 

Serviço:


O quê? Apresentação da etapa final do Plano de Recurso Hídricos dos rios Canoas e afluentes catarinenses do Rio Pelotas, pela HRA Engenharia e Meio Ambiente;


 Como? Eventos públicos em Lages, Campos Novos e Curitibanos, tendo como temática as 3 primeiras Oficinas: Outorga dos direitos de Uso da Água;


Quando e onde? Lages, dia 26 de março, Auditório Pinhão CAV/Udesc. Campos Novos, dia 2 de abril, auditório da Acircan, e em Curitibanos dia 4 de abril, na UFSC. Todos os eventos às 14h00.


Mais informações sobre a elaboração do Plano de Recursos Hídricos do Canoas e Pelotas? Redes sociais - @hraeng.amb


Fonte: Comitê de Gerenciamento Bacia Hidrográfica do Rio Canoas

20 visualizações

Comments


bottom of page