top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Presidente do Comitê do Rio Paranaíba articula sobre projetos de irrigação e parcerias com o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional


O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), João Ricardo Raiser, realizou uma visita ao Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) no dia 18 de junho, para conversar sobre importantes projetos e parcerias voltadas para o uso racional da água e o desenvolvimento da agricultura irrigada na região. Durante a visita, Raiser esteve acompanhado de Luciano Menezes, gerente de desenvolvimento da agricultura irrigada no Brasil dentro do MIDR.


No encontro, foram abordados os projetos desenvolvidos pelo CBH Paranaíba, com destaque para o projeto do Laboratório Móvel de Irrigação (LMI). A reunião focou no apoio e na criação de parcerias para promover o uso racional da água, essencial para o desenvolvimento sustentável do setor de agricultura irrigada na bacia do Rio Paranaíba e o Brasil.


Um dos pontos principais da conversa foi a elaboração do Plano Nacional de Irrigação, atualmente em andamento no MIDR e o apoio do CBH Paranaíba para o desenvolvimento e implementação desse plano, que é de grande interesse do ministério.


Além disso, o encontro serviu para explorar a possibilidade de firmar parcerias e acordos de cooperação. O objetivo é obter apoio do Ministério para as ações e projetos que o CBH Paranaíba está desenvolvendo, financiados com recursos provenientes da cobrança pelo uso da água. Raiser propôs que o Ministério também contribua com recursos adicionais para favorecer o desenvolvimento do uso racional da água na agricultura irrigada de maneira geral.


Outros temas discutidos incluíram a mediação e resolução de conflitos, a situação das bacias críticas e outras questões relevantes para a gestão hídrica na região. A reunião reforçou o compromisso de ambas as partes em trabalhar juntas para promover a sustentabilidade e a eficiência no uso dos recursos hídricos, beneficiando não apenas a agricultura, mas também a comunidade e o meio ambiente na bacia do Rio Paranaíba.


Fonte: CBH Paranaíba

14 visualizações

Comments


bottom of page