Começa nesta terça-feira, 27 de junho, a primeira turma do curso remoto Produtor de Água: Bases Conceituais e Elaboração de Projetos. A capacitação, promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), tem carga de 32 horas e as aulas serão ministradas pelo Microsoft Teams todas as tardes, das 14h às 18h, até 6 de julho. O curso é direcionado para representantes indicados pelos estados e pelo Distrito Federal.
A programação do primeiro dia inclui o planejamento, manejo e gestão de bacias hidrográficas; a revitalização de bacias; e a introdução de práticas conservacionistas de água e solo. Ao longo da semana, os(as) participantes receberão informações sobre hidrologia de pequenas bacias; escoamento superficial e o regime dos cursos d’água; infiltração e evapotranspiração; além dos aspectos relacionados à erosão e ao transporte de sedimentos. Também fazem parte do conteúdo a recuperação e conservação da vegetação, o saneamento rural e a qualidade da água dos corpos hídricos.
Os conceitos básicos sobre pagamento por serviços ambientais (PSA), serviços ecossistêmicos e serviços ambientais, métodos de valoração e legislação também serão abordados.
Sobre o Programa Produtor de Água, serão apresentados a operação e a estruturação de projetos; assim como a implementação, monitoramento e avaliação, fontes de recursos e exemplos de projetos implantados. Ainda, serão tratados aspectos do diagnóstico socioambiental, arranjo para a gestão local por meio de Unidades de Gestão do Projeto (UGP), mobilização e liderança. Também fazem parte da programação os editais de seleção, o Projeto Individual de Propriedade (PIP) e a implementação das práticas conservacionistas.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
Opmerkingen