top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ProFor Águas Unesc e SGB/CPRM discutem cooperação pela gestão hídrica



Intenção de parceria foi confirmada nesta quinta, com ênfase nas águas subterrâneas e superficiais e educação ambiental


O ProFor Águas Unesc (Projeto de Fortalecimento dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Sul Catarinense) e o Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM deverão trabalhar em cooperação, pela promoção da sensibilização socioambiental e governança hídrica da região. Esse tema foi discutido em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (6/4) entre as partes, em modo remoto, com a oficialização institucional da intenção de parceria devendo ocorrer na próxima semana.


Pela CPRM, participaram do encontro virtual o chefe do Núcleo de Apoio do Serviço de Geologia do Brasil - SGB/CPRM de Criciúma, Albert Teixeira Cardoso, e o coordenador executivo, Marlon Colombo Hoelzel. Por sua vez, o ProFor Águas foi representado por seu coordenador geral, Carlyle Torres Bezerra de Menezes, pelo coordenador técnico, José Carlos Virtuoso, e pelos técnicos Sérgio Galatto e Bruna Taianá de Oliveira Wormesbecker.


O processo de colaboração entre ProFor Águas e CPRM deve iniciar com a disponibilização de dados sobre as águas subterrâneas e superficiais da região carbonífera, por parte do órgão estatal. Tais informações são objeto de análise da pesquisa prevista no projeto para subsidiarem as políticas e ações a serem definidas pelos comitês de bacia dos rios Tubarão/Complexo Lagunar, Urussanga e Araranguá/Afluentes Catarinenses do rio Mampituba. A educação ambiental é outro tema a ser fomentado na parceria, uma vez que a CPRM desenvolve projetos nos municípios da região.


Para Cardoso, a possibilidade de trabalhar junto com o ProFor Águas representa algo que pode trazer muitos benefícios para a comunidade regional. “Espero que tenhamos uma boa e frutífera parceria nesse tema, que é tão importante para nossa querida região”, disse ele. “A CPRM tem um acervo muito grande de dados que vão contribuir muito com o nosso trabalho. Será muito relevante contar com esse apoio, num processo de interesse público de grande dimensão”, afirmou Menezes.


Entidade Executiva


O ProFor Águas é um projeto que foi submetido e aprovado junto ao edital da Fapesc 32/2022, a partir do qual a Unesc tornou-se a nova Entidade Executiva dos três comitês de bacias do Sul catarinense – Tubarão e Complexo Lagunar, Urussanga e Araranguá/Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba. Os trabalhos iniciaram em dezembro passado, e têm ênfase no apoio técnico e científico aos órgãos responsáveis pela definição das políticas hídricas na região.


Fonte: Comitê de Gerenciamento Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar

13 visualizações

Comentários


bottom of page