O Ministério do Desenvolvimento Regional, através da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, com interveniência do Governo do Ceará, prorrogou o prazo de vigência do convênio do Programa Água Doce (PAD) por mais 1 ano no Estado. O aditivo de prazo foi publicado no Diário Oficial da União.
Com o novo prazo em vigência, a Secretaria dos Recursos Hídricos, órgão estadual que coordena o PAD no Ceará, vai continuar realizando a manutenção e conservação dos dessalinizadores implantados nas comunidades cearenses. O Governo do Estado vai aportar R$ 2 milhões para continuidade das ações.
O PAD no Ceará foi um investimento de R$53 milhões para implantação 252 sistemas de dessalinização que estão beneficiando comunidades de 44 cidades do Ceará com aproximadamente 120 mil pessoas. O Programa Água Doce é uma ação do Governo Federal, coordenado atualmente pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com os Governos Estaduais e Municipais, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas, atendendo prioritariamente as populações de baixa renda, em comunidades difusas do semiárido.
Premiação internacional
Fonte: SRH-CE
Comments