A Secretaria de Recursos Hídricos recebeu nesta segunda-feira (15) a coordenação nacional do Programa Água Doce (PAD) no Brasil. O encontro teve como objetivo visitar o Sistema do PAD instalado no Assentamento Mundo Novo, em Russas, para avaliar sua recuperação.
Inaugurada em 2009, a Primeira Unidade Demonstrativa do PAD instalada no Ceará recebeu a visita do Coordenador Nacional do PAD, Wellington Sandrelly, que esteve no município de Russas.
Com o objetivo de revitalizar o sistema, os técnicos da SRH acompanharam o representante do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) em análise ao equipamento. Composto de poço profundo, dessalinizador, tanques para criação de tilápias e depósito de insumos, a Unidade Demonstrativa atenderá às 120 famílias do Assentamento Mundo Novo.
Para o coordenador estadual do PAD, Paulo de Tarso, “a visita in loco do coordenador nacional analisando a demanda da comunidade – que demonstra total interesse na revitalização do sistema – foi primordial para fecharmos um convênio com o Ministério. Nossa expectativa é de que a unidade volte e ainda melhor, com mais tecnologia”.
A parceria para revitalização do sistema segue com proposta em análise para aprovação de recurso. Quando aprovado, o projeto de revitalização seguirá junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, com adesão de novos métodos, como a utilização de energia fotovoltaica.
Programa Água Doce
Programa tem como objetivo estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano. Para isso promove a implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização da água.
No Ceará, o Programa Água Doce (PAD) já implantou 253 sistemas de dessalinização em 44 municípios cearenses, beneficiando milhares de famílias com água potável. Outros 20 estão em fase de implantação.
Fonte: SRH-CE
Kommentare