Programa Produtor de Água seleciona consultores para produção de manuais sobre práticas de conservação de solos e recursos hídricos
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) está com duas seleções para consultor(a) abertas até 6 de fevereiro, uma terça-feira. Ambas tratam da contratação de consultorias técnicas especializadas para a elaboração de manuais de práticas para conservação de solos e recursos hídricos do Programa Produtor de Água, sendo uma relativa a práticas mecânicas, conforme o Edital nº 8/2024; e outra voltada para práticas edáficas (relacionadas ao solo), de acordo com o Edital nº 9/2024. As oportunidades foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 23 de janeiro.
Segundo o Edital nº 8/2024, a seleção de um(a) consultor(a) para a elaboração do Manual de Práticas Mecânicas para Conservação de Solos e Recursos Hídricos do Programa Produtor de Água é realizada na modalidade produto, com duração de 180 dias. Os(as) interessados(as) em participar do processo seletivo deverão consultar o termo de referência com código 24649 e manifestar interesse através do site do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), por meio de cadastramento e anexação do currículo.
Essa seleção exige que os(as) candidatos(as) tenham nível superior em cursos vinculados aos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREAs), preferencialmente em Ciências Agrárias, com tempo mínimo de formação de cinco anos. Além disso, é desejável que os(as) candidatos(as) possuam especialização, mestrado ou doutorado na área. Também é desejável experiência profissional em conservação de microbacias hidrográficas, conservação de água e solo e em adequação hidroambiental de estradas de terra.
A outra seleção, regida pelo Edital nº 9/2024, também é realizada na modalidade produto, com duração de 180 dias. O(a) consultor(a) contratado deverá elaborar o Manual de Práticas Edáficas para Conservação de Solos e Recursos Hídricos do Programa Produtor de Água. Os(as) interessados(as) em participar da seleção deverão consultar o termo de referência código 24651 e manifestar interesse através do site do IICA, por meio de cadastramento e anexação do currículo.
Para esta vaga, os(as) candidatos(as) devem ter nível superior completo há pelo menos cinco anos em área das Ciências Agrárias, do Ambiente ou Biológicas. É desejável especialização, mestrado ou doutorado, além de experiência profissional na formulação de planos, projetos ou pesquisas relacionadas com implementação de práticas edáficas voltadas à conservação de solos ou recursos hídricos.
Também é desejável possuir experiência em monitoramento ou avaliação de projetos de conservação de solos, recursos hídricos ou recuperação ambiental e em elaboração de metodologias de indicadores de resultados de práticas edáficas em conservação de solos ou recursos hídricos.
Ainda é importante a experiência dos(as) candidatos(as) em elaboração de livros, apostilas ou manuais técnicos relacionados ao tema; e no ensino, capacitação ou extensão rural, relacionados à conservação ou recuperação ambiental. Também será avaliada a experiência na gestão de projetos em conservação de solos, recursos hídricos ou recuperação de áreas degradadas; e em produção agrícola, em consórcio ou associadas, contendo práticas conservacionistas e envolvendo práticas edáficas.
Em atendimento ao Decreto nº 5.151/2004, as contratações são realizadas mediante processos seletivos simplificados e é vedada, no âmbito dos projetos de cooperação técnica internacional, a contratação de servidores ativos da Administração Pública Federal, estadual, do Distrito Federal ou municipal, direta ou indireta, assim como empregados de suas subsidiárias ou controladas.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
Commentaires