top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Relação entre gestão de recursos hídricos e Educação Ambiental é apresentada pela ANA em painel no 2º Fórum Brasil das Águas

  • amandachicattomkt
  • 15 de mai.
  • 3 min de leitura

Educação Ambiental e Comunicação para Implementação da Política de Recursos Hídricos. Esse foi o tema do último painel do 2º Fórum Brasil das Águas, que contou com a participação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), representada pela coordenadora de Capacitação do SINGREH e do Setor de Saneamento Básico, Vivyanne Melo. Nesta quinta-feira, 8 de maio, a servidora da agência reguladora falou a respeito da Política Nacional de Recursos Hídricos e sua relação com a Educação Ambiental (EA).



O painel reuniu diferentes instâncias governamentais e da sociedade civil para refletir sobre desafios e estratégias para potencializar o papel da educação ambiental na construção de uma governança hídrica mais democrática e participativa e como a comunicação pode apoiar o processo de mobilização da sociedade. Outro objetivo do debate foi identificar estratégias para fortalecer políticas, programas e ações que promovam uma cultura da água e ampliem a participação social na sua gestão.


Em sua apresentação, Vivyanne propôs uma reflexão crítica, ética e afetiva sobre a Educação Ambiental, articulando os fundamentos legais, os valores formativos e os conceitos da psicanálise. Segundo a coordenadora, a EA é um processo e que “dar certo” não é um ponto de chegada, mas uma construção permanente.


Além disso, a servidora da ANA destacou o jogo Akauana como um exemplo de iniciativa que articula diferentes instituições, territórios e demandas reais; promovendo diálogo intersetorial, participação ativa e formação crítica. Vivyanne também apresentou essa iniciativa como uma resposta às diretrizes da Resolução do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) nº 98/2009 – que estabeleceu princípios, fundamentos e diretrizes para a educação, o desenvolvimento de capacidades, a mobilização social e a informação para a Gestão Integrada de Recursos Hídricos no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).


De acordo com Vivyanne, o jogo Akauana responde às diretrizes da Resolução CNRH nº 98/2009 sobretudo no que se refere à transversalidade, à mobilização social, à interinstitucionalidade e à integração entre políticas de educação, meio ambiente e gerenciamento de recursos hídricos.


Moderado pela presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) e coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), Suzana Montenegro, o painel contou com a presença de outros cinco painelistas além de Vivyanne. São eles(as): a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe, Deborah Dias; o secretário-executivo adjunto do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH PCJ), André Navarro; a gerente de Apoio dos Comitês de Bacias Hidrográficas e Articulação à Gestão Participativa do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Maria de Lourdes Nascimento; do presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA/PB), Porfírio Loureiro; e a coordenadora de Comunicação do CBH Paranapanema, Priscilla Rocha.



O 2º Fórum Brasil das Águas


Em sua segunda edição, o Fórum Brasil das Águas reúne na capital paraibana, de 5 a 9 de maio, especialistas, autoridades, empresários e representantes da sociedade civil para debater os desafios e soluções em torno da água, recurso essencial para a vida e a economia. Com o tema central Água: Responsabilidade de Todos, o 2º Fórum tem apoio institucional da ANA e busca ampliar o diálogo sobre políticas públicas, inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que possam garantir a segurança hídrica no Brasil, que tem enfrentado crises hídricas recorrentes em diversas regiões num contexto de mudanças climáticas. O evento pretende, ainda, fortalecer a cooperação entre setores público e privado, incentivando parcerias para projetos de saneamento básico e de preservação de bacias hidrográficas.


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

コメント


FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page