“Resiliência e enfrentamento à estiagem nas Bacias PCJ” é o tema do webinário que será promovido pela Câmara Técnica de Planejamento (CT-PL) dos Comitês PCJ no dia 26/09/2024 (quinta-feira), das 9h às 12h. A transmissão será pelo canal de YouTube da Agência das Bacias PCJ, no link https://bit.ly/WebinárioEstiagemBaciasPCJ. Não é necessário fazer inscrição antecipadamente. Estão confirmadas as presenças de representantes das Secretarias do Estado de São Paulo de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e de Agricultura e Abastecimento (SAA) como palestrantes. (ver programação abaixo)
O evento busca promover uma discussão sobre as ações necessárias para o enfrentamento à estiagem prolongada nas Bacias PCJ, explorando estratégias que minimizem os riscos de disponibilidade hídrica. Além disso, como o webinário visa promover a sustentabilidade dos recursos hídricos e segurança hídrica da região, serão abordadas medidas de mitigação para reduzir os impactos e o papel das respostas emergenciais frente a este fenômeno climático.
O secretário-executivo dos Comitês PCJ, Denis Herisson Silva ressaltou a importância e a finalidade do evento. “Estamos enfrentando um momento de estiagem prolongada, na qual o Rio Piracicaba está com uma vazão abaixo da média histórica. Há previsão de um atraso no começo da época das chuvas que, aliado ao aumento da temperatura, torna nossos mananciais ainda mais escassos, comprometendo a segurança hídrica. Assim, os Comitês PCJ por meio da CT-PL, chamam os representantes de duas importantes secretarias de governo do Estado ligadas ao tema, bem como a Agência PCJ, para apresentar planos, programas e políticas para garantir maior resiliência da população das Bacias PCJ no enfrentamento a estes eventos climáticos extremos”, declarou.
Para o coordenador da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH) dos Comitês PCJ, Alexandre Vilella, é fundamental discutir as ações integradas e de adaptação as mudanças climáticas para unir esforços para enfrentamento da severa estiagem de 2024 e próximos anos. “O conjunto de precipitações abaixo da média histórica, baixa umidade relativa do ar, altas temperaturas, demandas e desafios ligados a qualidade das águas, trazem de um cenário de grande complexidade para todos os usuários nas Bacias PCJ, seja para os 3,5 milhões de habitantes que se abastecem diretamente do sistema Cantareira, assim como, aos demais 57 municípios que possuem outros mananciais como córregos, barramentos municipais, águas subterrâneas e outras concepções. O momento é de atenção, uma vez que, as previsões climatológicas indicam um ligeiro atraso do início do período chuvoso, assim como, o cenário para 2025 dependerá e muito do comportamento das precipitações e usos ao longo do verão 2024/2025”, comentou.
O diretor-presidente da Agência PCJ, Sergio Razera, destacou que o evento é uma oportunidade para discutir e buscar soluções. “As estiagens aqui nas Bacias PCJ não são nenhuma novidade. O problema é que, a cada ano que passa, elas são mais profundas, mais longas, e isso obviamente numa região que já tem grandes problemas com quantidade e qualidade das águas nos deixam cada vez mais preocupados e em busca de soluções que possam ser realizadas no curto, no médio e no longo prazo. Então, o evento é uma oportunidade de a gente discutir e se aprofundar nessas soluções que podem aliviar, que podem minimizar e criar a resiliência, criar então a nossa estratégia para suportar cada vez mais essas estiagens que se aprofundam ano a ano”, comentou.
MONITORAMENTO
Nos Comitês PCJ é a CT-MH – composta por mais 180 membros de diversos setores usuários, governamentais e sociedade civil -, que monitora diariamente as condições das captações. No período seco, entre junho e novembro, a CT-MH também é responsável por deliberar sobre as vazões a serem descarregadas do Sistema Cantareira para as Bacias PCJ. Os dados de chuva/nível/vazões em tempo real em mais de 50 trechos de rio podem ser acessados através do link: https://bit.ly/SiteSAISP.
Os dados de armazenamento do Sistema Cantareira podem ser acessados aqui: https://mananciais.sabesp.com.br/Situacao. Os dados da rede automática de monitoramento da qualidade da CETESB ficam neste endereço: https://simqua.cetesb.sp.gov.br/
SERVIÇO
Webinário dos Comitês PCJ: “Resiliência e enfrentamento à estiagem nas Bacias PCJ”
DATA: 26.09.2024 (Quinta-feira)
HORÁRIO: Das 9h às 12h
LOCAL: Transmissão pelo canal da Agência das Bacias PCJ no YouTube: https://bit.ly/WebinárioEstiagemBaciasPCJ
REALIZAÇÃO: Comitês PCJ
ORGANIZAÇÃO: Câmara Técnica de Planejamento (CT-PL)
APOIO: Agência das Bacias PCJ
DÚVIDAS: Secretaria Executiva dos Comitês PCJ (se.pcj@comites.baciaspcj.org.br)
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA: comunicapcj@agencia.baciaspcj.org.br
PROGRAMAÇÃO
9h – Abertura
Denis Herisson da Silva – Secretário-executivo do CBH-PCJ e do PCJ FEDERAL
9h10 – Introdução ao tema
9h30 – Palestra 1: Plano Estadual de resiliência à estiagem do Governo do Estado de São Paulo
Dante Ragazzi Pauli – Representante da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL)
10h – Palestra 2: Ações da SAA na mitigação dos impactos da estiagem sobre a agricultura
Júlio Cesar Thoaldo Romeiro – Assistente Agropecuário da CATI da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA)
10h30 – Palestra 3: Panorama sobre a estiagem nas Bacias PCJ 2024
Alexandre Luis Almeida Vilella – Coordenador da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ
Karoline de Goes Dantas – Assessora Técnica da Sala de Situação PCJ/DAEE
11h – Palestra 4: Editais abertos para o financiamento de ações em Saneamento Básico, no contexto da estiagem
Diogo Bernardo Pedrozo – Coordenador de Projetos da Agência das Bacias PCJ
11h20 – Interação / Mesa de discussão
Secretaria Executiva dos Comitês PCJ
11h40 – Encerramento
Fonte: Agência das Bacias PCJ
Commentaires