top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Revista Mineira de Recursos Hídricos celebra cinco anos de contribuição científica e ambiental

  • amandachicattomkt
  • 6 de jun.
  • 2 min de leitura

A Revista Mineira de Recursos Hídricos (RMRH) celebra, em 2025, seu quinto aniversário. Publicada desde 2020 pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a revista consolidou-se como um importante veículo de divulgação científica voltado à gestão e preservação dos recursos hídricos em Minas Gerais, com reconhecimento crescente em todo o país.


Para comemorar a data, uma mostra especial está em exibição no túnel do prédio Gerais, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Banners instalados ao longo do espaço apresentam todos os números já publicados da revista, além de destacar sua evolução histórica e o impacto na gestão hídrica em Minas. A exposição integra a programação oficial da Semana do Meio Ambiente promovida pelo Governo de Minas Gerais.


Ao longo desses cinco anos, a RMRH publicou mais de 50 trabalhos científicos, abordando temas como planejamento hídrico, segurança de barragens, educação ambiental, monitoramento da qualidade da água e os impactos das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos. A publicação reúne contribuições de pesquisadores, gestores públicos, técnicos e representantes de comitês de bacia hidrográfica.


Mostra é destaque na Semana do Meio Ambiente


A exposição sobre a trajetória da RMRH soma-se às atividades da Semana do Meio Ambiente, que neste ano tem como tema “Governos Locais Impulsionando a Transformação Climática e Sustentável”. A iniciativa convida servidores públicos, gestores e visitantes da Cidade Administrativa a conhecer a história da revista e refletir sobre a importância da informação científica na formulação de políticas públicas ambientais.


“A RMRH vem se consolidando, desde a sua criação, como um espaço referencial para o debate técnico-científico sobre a gestão das águas, com publicação de conteúdos inovadores e relevantes para o setor. Esse crescimento é resultado de um esforço conjunto, que envolve muitos colaboradores, como avaliadores ad hoc e editores associados externos, que contribuem substancialmente para a evolução qualitativa da revista”, destaca Camila Lacerda, assessora de Programas, Projetos e Pesquisa em Recursos Hídricos do Igam.


Camila acrescenta que, ao completar cinco anos, a revista reafirma seu compromisso com a disseminação de conhecimento técnico-científico acessível e relevante, especialmente em tempos de crise hídrica e mudanças climáticas. “O futuro da água depende, também, de informação de qualidade”, conclui.


Olhando para o futuro


Com periodicidade anual e acesso aberto, a RMRH adota fluxo contínuo de recebimento e publicação, encerrando cada volume em dezembro. São aceitos artigos científicos e notas técnico-científicas originais e inéditos, escritos em português ou inglês, submetidos exclusivamente pelo site da revista.


Os interessados devem enviar seus trabalhos até 31 de agosto para compor o volume 6 (2025). Após essa data, os materiais passarão a compor o volume seguinte.


A RMRH não cobra taxas de submissão ou publicação. Os trabalhos publicados recebem DOI — identificador digital que garante a singularidade e permanência do conteúdo na web. A revista também vem ampliando seu alcance e reconhecimento, estando atualmente indexada e divulgada em 14 plataformas nacionais e internacionais.


Para mais informações sobre diretrizes e regras de submissão, acesse aqui.


Fonte: IGAM



Comments


FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page