Revista Velhas chega a sua 17ª edição e publicação já está disponível para leitura: confira os destaques
Neste mês de abril, a Revista Velhas, publicação semestral do CBH Rio das Velhas, chega a sua 17ª edição e, a partir desta quinta-feira (20), sua versão digital já está disponível para leitura! Confira aqui alguns destaques e leia a publicação na íntegra!
O futebol nas terras férteis da várzea
Um dos destaques desta edição, que empresta a foto que estampa a capa da Revista Velhas 17, é uma reportagem especial que passeia por icônicos campos de várzea ao longo da Bacia do Rio das Velhas, e conta histórias deste futebol que acontece, literalmente, às margens, e que resiste, seja à beira do rio ou nos “terrão” da periferia! Ali, onde o rio inunda, a terra é plana e fértil.
Turismo sustentável, reservas subterrâneas e bacias de detenção
O Rio das Velhas como indutor do turismo sustentável consistente e justo em Minas Gerais também figura nesta edição na fala da historiadora e especialista em Governança em Rede e Desenvolvimento Territorial, Jussara Rocha, que reconhece assim o potencial do nosso Velhas. Não à toa: o maior afluente do Rio São Francisco liga os principais destinos indutores de Minas, possui vasta rede de Unidades de Conservação e imponentes polos de atração turística.
Outro destaque da edição fica a cargo de um relatório publicado pela Unesco, em 2022, que mostrou que as reservas de águas subterrâneas estão sendo poluídas, superexploradas e esgotadas pelo ser humano, em alguns casos com “consequências irreversíveis”. Especialistas repercutem o tema na nossa bacia, com foco na região do Carste, de Sete Lagoas e do Quadrilátero Ferrífero.
Ainda no âmbito da bacia do Rio das Velhas, a Revista traz uma reportagem sobre o crescimento exponencial do número de bacias de detenção na capital mineira, fato que tem movimentado poder público, sociedade civil e companhias de saneamento – organizados em torno do Subcomitê Ribeirão Arrudas.
Confira todo o conteúdo desta edição da publicação semestral do CBH Rio das Velhas em sua versão digital! Boa leitura!
Fonte: CBH Rio das Velhas
Comments