O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, representado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), participou do II Seminário Internacional sobre a Iniciativa de Segurança Hídrica para o Nordeste. O evento, promovido pelo Banco Mundial em parceria com os estados nordestinos, ocorreu nesta quinta-feira, 20 de agosto, em Fortaleza, Ceará.
O seminário teve como foco a avaliação do risco e da resiliência à seca, e teve como objetivo identificar ações prioritárias para a gestão das secas na região. Gestores dos estados do Ceará, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Piauí, Bahia, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte compartilharam experiências e realizaram um diagnóstico das prioridades e recomendações para melhorar a gestão hídrica.
A Iniciativa de Segurança Hídrica para o Nordeste visa aumentar a segurança hídrica na região por meio de um processo estruturado que inclui uma série de eventos para promover a troca de experiências e conhecimentos entre os estados, refletir sobre boas práticas e inovações internacionais, discutir desafios comuns e regionais, e identificar uma agenda integrada de ações políticas para enfrentar as principais questões de segurança hídrica. O Banco Mundial pode potencialmente apoiar essas ações. Esta iniciativa faz parte do Memorando de Entendimento assinado entre o Banco Mundial e o Consórcio Nordeste em 25 de setembro de 2023 e está alinhada com as prioridades da governadora do RN, Fátima Bezerra, atual presidente do Consórcio, especialmente no contexto de mitigar os efeitos do El Niño na região.
Durante o seminário, foram abordados temas como a melhoria das infraestruturas verdes e cinzas, o aprimoramento das informações, o fortalecimento das instituições e o planejamento e integração de políticas setoriais.
O evento também contou com a presença de representantes do governo federal, incluindo a Secretaria de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, a Codevasf, o Dnocs, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a Casa Civil, além dos gestores dos nove estados nordestinos. A comitiva do RN foi composta pelo Secretário da Semarh, Paulo Varella; pelo diretor-presidente do Igarn, Paulo Sidney; pelo assessor jurídico do Igarn, Glatonny Praxedes; e pelo coordenador de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Gustavo Medeiros.
Fonte: IGARN
Commentaires