top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Secretário do Meio Ambiente de SC propõe ampliar o diálogo com os Comitês


A reunião do Fórum Catarinense dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH) tratou de temáticas relevantes para o andamento dos trabalhos dos CBHs. O evento, que ocorreu em Lages, contribuiu para reforçar a conexão entre os Comitês e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE).


O Secretário Estadual do Meio Ambiente e da Economia Verde, Guilherme Dallacosta, avalia positivamente os temas que foram debatidos no encontro. "Os Comitês de Bacia desenvolvem um trabalho fundamental na gestão dos recursos hídricos no estado", pontua, mencionando que são 16 Comitês atuando diariamente em ações de preservação da água e temáticas correlatas.


O Secretário afirma que uma lógica participativa e descentralizada faz a diferença no andamento dos trabalhos realizados em cada região. "A gente pretende ampliar o diálogo com os Comitês para avaliar quais os caminhos a serem tomados", destaca.


Ao falar sobre o Grupo Uruguai-Oeste, que congrega cinco Comitês de Bacias, Dallacosta pondera o protagonismo desta área de abrangência. "Tem uma diversidade de atividades que dependem diretamente da gestão dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, estamos falando de uma parcela grande da economia de Santa Catarina que se localiza nesta região", pontua, ressaltando as contribuições da Entidade Executiva - Universidade do Contestado nos projetos estratégicos.


O fortalecimento da gestão é apontado pelo Secretário como desafio a ser aprimorado, missão contínua e que aproxima a Secretaria e todos os Comitês. "Que a gente possa cada vez mais melhorar a qualidade e quantidade dos nossos recursos hídricos, fortalecendo todo o sistema de gestão, os Comitês, os trabalhos que são realizados lá na ponta e são tão valiosos para nosso estado", finaliza.


Durante a reunião do Fórum Catarinense dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH), os comitês encaminharam moções à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Economia Verde, solicitando o lançamento de um novo edital de contratação das Entidades Executivas, evitando assim a descontinuidade das atividades desenvolvidas pelos CBHs em todo o território catarinense, priorizando a gestão dos recursos hídricos.


Fonte: Comitê de Gerenciamento Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe e Bacias Contíguas

13 visualizações

Kommentarer


bottom of page