top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Semad apresenta dois painéis sobre gestão da água em evento online


(Foto: Semad)

Evento acontece entre 30 de outubro e 1º de novembro, em formato virtual; "Oficina Progestão de Intercâmbio" reúne representantes de órgãos estaduais e federais, além de membros de conselhos e comitês


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) será representada na apresentação de duas palestras na programação da “Oficina Progestão de Intercâmbio: Sustentabilidade Financeira para o Singreh”, a ser realizada entre 31 de outubro e 1º de novembro. O evento é remoto e poderá ser acompanhado pela plataforma Teams.


Os representantes da Semad são o subsecretário de Biodiversidade, Conservação, Segurança Hídrica e Saneamento, Jorge Werneck, e a gerente de Captação, Arrecadação e Fundos, Lívia Neves. As palestras serão, respectivamente, “O histórico pela cobrança do uso de água em Goiás e as perspectivas de implementação” e “Fundo privado: proposta para o Fundo Estadual de Recursos Hídricos em Goiás”.


O evento reúne servidores de órgãos gestores estaduais, federais, do Distrito Federal, além de membros de conselhos estaduais e de comitês de bacias. O objetivo da ação é promover trocas de informações e experiências entre as unidades federativas, conselhos, comitês e Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) sobre a sustentabilidade financeira do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh).


O que é o Singreh

O Singreh é um conjunto de órgãos e colegiados que concebe a implementação da Política Nacional de Águas. O sistema foi instituído pela Lei das Águas (nº 9.433/97) e seu papel principal é fazer a gestão dos usos da água, garantindo o formato democrático e participativo de gerenciamento.


O sistema é composto pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), pela Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental (SRQA), pela Agência Nacional de Águas, pelos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos (CERH), pelos Órgãos gestores de recursos hídricos estaduais (entidades estaduais), pelos Comitês de Bacia Hidrográfica e pelas Agências de Água.


QUADRO:

Apresentações a serem feitas pelo corpo técnico da Semad

31/10 Histórico da Cobrança pela uso dos recursos hídricos no estado de Goiás e perspectivas de sua implementação - Jorge Werneck

01/11 Proposta de Fundo Privado para o Fundo Estadual de Recursos Hídricos do estado de Goiás - Lívia Neves


Fonte: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Governo de Goiás




26 visualizações

Comments


bottom of page