top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Semana da Água 2024 conta com mais de 50 atividades no RN


Com mais de 50 atividades programadas no RN, o Governo do Estado abriu nesta segunda-feira (18), no auditório do IDEMA, a Semana Estadual da Água de 2024, que ocorre até 23 de março, abordando temas como conscientização, educação e sustentabilidade sobre a utilização dos recursos hídricos para a sociedade potiguar.


Com o tema, “A água nos une, o clima nos move”, estabelecido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a semana, que é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn); Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), foi aberta pela governadora Fátima Bezerra, acompanhada pelos gestores que conduzem as ações na área de recursos hídricos.


A solenidade de abertura contou com a participação de estudantes do IFRN, além de representantes de entidades que desenvolvem estudos e ações sobre a utilização de águas como UFRN, ASA, além de federações de trabalhadores rurais e representantes das bacias hidrográficas localizadas no RN.


Acesso à água


A governadora Fátima Bezerra assinalou o esforço e a prioridade da administração estadual em ampliar o acesso à água. “Somente a CAERN está investindo R$1,6 bilhão. São varias cidades em que estamos ampliando o abastecimento d´água como Mossoró, que irá ganhar sua adutora, além de um sistema de perfuração de poços. Desde que assumimos a questão da água é levada a sério, bem como nosso esforço e compromisso que o uso da água”, ressaltando ainda a parceria firmada com o Governo Federal como o Complexo Oiticica, Projeto Seridó e Transposição do Rio São Francisco na Região Oeste.


Fátima Bezerra ressaltou ainda os importantes objetivos pretendidos da Semana Estadual da Água, principalmente pelas mudanças observadas no clima do planeta. “É importante que se discuta o uso da água, e aí eu ressalto o Prêmio de Inovação Águas Potiguares, que promove a segurança hídrica, a gestão e a sustentabilidade da água para as novas gerações”, frisou.


Atividades nas bacias hidrográficas


Juntamente com o Comitê de Bacias Hidrográficas do RN, o IGARN realizará atividades na Semana Estadual da Água de 2024 nas cinco bacias hidrográficas do RN: Apodi-Mossoró, Piancó-Piranhas-Açu, Pitimbu, Ceará-Mirim e Potengi. Serão realizadas atividades e ações em 14 municípios: Natal, Extremoz, Mossoró, Assu, Caicó, Currais Novos, Jucurutu, Apodi, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, São José do Mipibu, João Câmara e Tibau.


Estão programadas também, mesas redondas, oficinas, palestras, atividades esportivas e de lazer, exibição de documentários e plantio de mudas nos diferentes municípios do estado, através de órgãos estaduais como o IGARN, SEMARH, CAERN, IDEMA cujas programações podem ser acessadas nos portais e redes sociais dos órgãos.


“Estamos tratando de um tema que também tem a ver com as mudanças climáticas que estão ocorrendo no país. É propósito do Governo do Estado, universidades, Sebrae, contribuírem para que tenhamos uma semana expressiva, com bastante atividades que possam envolver a sociedade para essa temática que hoje é fundamental para o mundo, salientou o diretor-presidente do IGARN. Paulo Sidney.


A solenidade de abertura da Semana Estadual da Água de 2024 contou com a presença do secretário adjunto da Casa Civil, Ivanilson Maia; do secretário da SEMARH, Paulo Varella; da secretária da Educação, Socorro Batista; da secretária da Saúde, Lyane Cortez, do diretor do Idema, Werner Farkatt; do presidente da Caern, Roberto Sérgio; do Diretor do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, do vereador de Natal Robério Paulino, além dos representantes das bacias hidrográficas do RN.


Fonte: IGARN

13 visualizações

Comments


bottom of page