top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

SRH promove workshop sobre arranjo institucional do Projeto Malha D’àgua

Ocorreu nesta terça-feira (18), o Workshop promovido pela Secretaria de Recursos Hídricos intitulado “Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central, hipóteses preliminares de trabalho para seu arranjo institucional”. O evento realizado no auditório da Agência Reguladora do Estado do Ceará – ARCE, com a presença das Secretarias envolvidas no manejo do projeto.

Seguindo o previsto no contrato da obra, o encontro discutiu a responsabilidade institucional da operação de água quando o Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central estiver pronto.


Também com oportunidade de apresentação durante o evento, o Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da SRH, Ramon Rodrigues, destacou a importância do momento, ressaltando a importância do Projeto Malha D’água para o Ceará:


“Nossa expectativa é que consigamos definir um modelo jurídico-institucional para o Projeto Malha D’àgua, que é um investimento importante para o Estado por significar levar água tratada para todas as sedes municipais e seus respectivos distritos”.



Dentre os tópicos abordados pelo Advogado Dr. Wladimir Antônio Ribeiro, palestrante do evento, estiveram modelos de gestão; sustentabilidade econômica da operação e prestação direta regionalizada.


Além da SRH, também participaram do encontro Cagece, Cogerh, ARCE, Secretaria das Cidades, IPECE e o Grupo Manesco de Advocacia.


Projeto Malha D’àgua


A proposta é adensar a rede de adutoras, considerando todos os centros urbanos do Estado, com captação realizada, diretamente, nos mananciais com maior garantia hídrica e implantação das ETAs junto a estes reservatórios para posterior adução aos núcleos urbanos integrados ao sistema.


A primeira fase do projeto contempla a construção do Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central com quase 700 km de extensão (291,61 km de adutora principal e 396,48 km de ramais adutores), para fornecer água tratada para 09 sedes municipais e 38 sedes distritais.



Os primeiros municípios beneficiados com o Projeto Malha D’água serão Banabuiú, Jaguaretama e Solonópole. Na segunda etapa, serão beneficiados Dep. Irapuã Pinheiro e Milhã, Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Mombaça, Pedra Branca e Quixeramobim. Na última etapa do Projeto, serão beneficiados Mombaça Pedra Branca e Tauá.


Fonte: SRH

8 visualizações

Comments


bottom of page