Blog da REBOB

Webinar debate uso da água nas indústrias da bacia hidrográfica do rio Paranapanema



O estudo A Indústria na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema – Uso da Água e Boas Práticas será lançado em 8 de outubro, a partir das 9h, durante webinar realizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH PARANAPANEMA). Para participar gratuitamente, basta realizar inscrição por meio do link http://bit.ly/webinar_paranapanema e seguir as instruções da página.


Durante o encontro, será realizada uma apresentação técnica do estudo e, na sequência, haverá um diálogo com representantes de instituições do setor industrial sobre os resultados gerados e as boas práticas no uso da água. A região possui mais de 20 mil indústrias de 99 segmentos, sendo que os quatro setores principais, em termos de uso da água, são: sucroenergético, papel e celulose, abate e produtos de carne, além de bebidas alcoólicas. Dúvidas sobre o evento podem ser esclarecidas pelo telefone (14) 3316-9290 ou pelo e-mail secretaria@paranapanema.org.

Produzido pela ANA, o estudo em questão busca caracterizar o perfil de uso da água e estimar a carga efluente potencialmente poluidora da indústria na bacia do Paranapanema, levando em conta a redução da carga poluidora da indústria em função das boas práticas e ações sustentáveis no sentido do uso racional da água e reúso de efluentes. A necessidade desse conhecimento foi identificada durante a elaboração do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema (PIRH PARANAPANEMA), documento aprovado pelo CBH PARANAPANEMA em 2016.


Bacia do Paranapanema


O rio Paranapanema nasce na Serra Agudos Grandes, em Capão Bonito (SP) e percorre 929 km até desaguar no rio Paraná. O curso d’água é usado para abastecimento, irrigação, navegação, geração de energia elétrica, criação de peixes, lazer, entre outros usos. Mais do que uma divisa entre Paraná e São Paulo, o rio Paranapanema é um eixo de integração entre duas regiões homogêneas em termos de identidade social, cultural e econômica.


A bacia do Paranapanema abrange o sul de São Paulo e o norte do Paraná com uma área de 106.554,534km², 247 municípios (115 em São Paulo e 132 no Paraná) e população de mais de 4,7 milhões de habitantes. O Valor Adicionado Bruto (VAB) dos municípios que possuem sede na bacia é de R$ 176 bilhões, sendo que 64% correspondem ao setor de serviços, 25% à indústria e 11% à agropecuária.



Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

(61) 2109-5495/5103/5129

3 visualizações

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page