top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

XXV SBRH termina com balanço das ações e eleição de nova mesa diretora da ABRHidro

XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos termina com balanço das ações e eleição de nova mesa diretora da ABRHidro



Realizado entre os dias 19 a 24 de novembro no AM Mall – Centro de Convenções de Aracaju, Sergipe o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, considerado maior evento na área de gestão de recursos hídricos do Brasil reuniu mais de 1500 participantes, 150 visitantes, 240 expositores com representações de diversos estados brasileiros e países como Portugal, Inglaterra, Peru, Alemanha, entre outros.


O evento promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRHidro, e nesta edição, com o apoio do Governo de Sergipe e entidades parceiras, foi palco das discussões científicas disseminadas entre os diversos atores na busca de alternativas sustentáveis que possam auxiliar no desenvolvimento de políticas socioambientais e na gestão de recursos hídricos, oportunizando o diálogo entre ciência, tecnologia e comunidade, recebeu submissão de 1171 trabalhos e 1091 aprovados, que foram apresentados em 29 sessões especiais com 174 trabalhos, 31 sessões regulares com 248 trabalhos, além de outros 422 agendados para apresentações nos 09 auditórios do Centro de Convenções.


A sessão de pôsters contou com a inovação do formato de exibição totalmente eletrônico divididos em 20 totens com exibição de mais de 600 trabalhos com a participação, troca de conhecimentos e debate estimulado.


A solenidade de abertura do XXV SBRH contou com a participação de 19 autoridades e durante o evento também foram realizadas 35 mesas redondas e 03 conferências, encerrando com a Assembleia da ABRHidro,



Entre os dias 21 e 22 de novembro, também foi realizado o 1º Fórum Latino-americano da água, evento inédito que ocorreu com o objetivo de fortalecer o diálogo e a integração de processos decisórios e de governança sobre água e saneamento básico pelos países latino-americanos nos contextos político, técnico e institucional. Além disso, o 1º FLAA buscou estabelecer redes, interações e agendas de recursos hídricos que contribuam para o desenvolvimento sustentável na América Latina. Um dos pontos altos do Fórum foi o lançamento do Conselho Latino-Americano da Água (CLAA) em 21 de novembro.




Com o tema Integração para o Desenvolvimento, o Fórum é uma iniciativa conjunta da Rede Brasil de Organismos de Bacia com a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (RELOC na sigla em espanhol), Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) apoia esse evento internacional desde sua concepção.

O XXV Simpósio também contou com premiações como “Mulheres na gestão das águas” concedido a Yvonilde Medeiros, coordenadora do ProfÁgua – UFBA, o prêmio “Flávio Terra Barth” concedido ao professor Francisco de Assis

E o prêmio “Jovem Pesquisador” que foi dividido em 4 categoria e premiou os melhores trabalhos do ensino médio, graduação, mestrado e doutorado.


No último dia de evento científico foi realizada a Assembleia de Sócios da ABRHidro, durante o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, em Aracaju. A reunião foi iniciada com o balanço da gestão do biênio 2022/2023 pelo presidente Cristovão Fernandes, que apresentou os principais eixos de investimento, atividades, resumo de ativos e passivos da gestão.


Na ocasião aconteceu a eleição da nova diretoria da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, foram eleitos por aclamação o Alexandre Kepler, para o cargo de presidente da instituição, Talita Silva, vice-presidente, Rutineia Tassi – diretora de publicações, Franciele Zanandrea – diretora de eventos, Adelena Gonçalves Maia – Diretora de representações regionais e José Gilberto Dalfré Filho – diretor de comissões técnicas e científica .


A nova diretoria assume a gestão da ABRHidro a partir de fevereiro de 2024.


Em paralelo a toda programação científica, os participantes também contaram com atividades como soltura de tartarugas, em parceria com o projeto Tamar e práticas esportivas como beach tênnis,futevôlei, vôlei de praia e futebol de areia, durante todos os dias do evento.


Fonte: ABRHIDRO




36 visualizações

Comentários


bottom of page