ANA e DAEE criam Grupo Técnico de Assessoramento para a Gestão do Sistema Cantareira - GTAG

13/02/2014

 

Represa Atibainha faz parte do Sistema Cantareira

 

 

O Diário Oficial da União trouxe no dia 13 a publicação da Resolução Conjunta ANA-DAEE n 120, que institui o Grupo Técnico de Assessoramento para a Gestão do Sistema Cantareira - GTAG, composto por representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Estado de São Paulo, da Companhia de Saneamento Básico do Estado e São Paulo (Sabesp) e dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).

 

A primeira reunião do Grupo foi realizada na quarta-feira (12/02), na sede do DAEE, na capital paulista. O GATG foi criado para fornecer assessoria técnica às autoridades outorgantes considerando a atual falta de chuvas na região e, principalmente, as excepcionalmente baixas afluências de vazões em dezembro de 2013 e janeiro de 2014 aos reservatórios do Sistema Cantareira.

 

As reuniões serão realizadas a partir de convite a ser encaminhado pelo Secretario do grupo (DAEE), podendo ser presenciais ou a distância, e serão expedidos relatórios semanais às sextas-feiras, que serão disponibilizados nos sites das instituições integrantes do grupo. O GTAG - Cantareira manterá suas atribuições até 5 de agosto de 2014 ou prazo anterior, a critérios das autoridades outorgantes.

 

O Sistema Cantareira está entre os maiores sistemas produtores de água do mundo. Responsável pelo abastecimento de 44,9% da Região Metropolitana de São Paulo, o Cantareira é composto por seis barragens interligadas por um complexo sistema de 48 quilômetros formado por túneis, canais e uma estação de bombeamento de alta tecnologia para ultrapassar a barreira física da Serra da Cantareira. Sua área de drenagem se estende até o sul de Minas Gerais.

 

Para mais informações: www.ana.gov.br

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos