Ações Ambientais do Paraná são destacadas durante Fórum Mundial em Foz do Iguaçu/PR

12/06/2014

Escrito por  Vacy Alvaro

Foz do Iguaçu está sediando o Fórum Mundial de Meio Ambiente. O evento está em sua quinta edição e reúne lideranças empresariais, políticas, pesquisadores e representantes de organizações ambientais. 


A abertura do evento contou com a presença do governador do Paraná, Beto Richa, que destacou a importância do evento ser realizado no Paraná e citou algumas das ações desenvolvidas pelo estado na área ambiental e que servem de exemplo para o País:


“A honra por estarmos sediando aqui no Paraná este importante evento de âmbito mundial, com a presença de conceituados ambientalistas, gestores públicos, políticos, empresários e personalidades internacionais. Acontecia nos anos anteriores em Manaus, e nós conseguimos trazer pelo segundo ano consecutivo para o estado do Paraná, mostrando também que o estado preserva o seu meio ambiente e que tem ações exemplares para o resto do Brasil. Dentre as mais importantes, o programa Bioclima que nós lançamos no início da nossa gestão e agora mais recentemente, ainda nessa semana, lançamos o Sistema de Gerenciamento Ambiental”.


Em relação ao cumprimento da lei da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, o governador destacou os 17 consórcios intermunicipais existentes no Estado, uma ferramenta importante principalmente para os pequenos municípios:


“Liderar esse processo de destinação ambiental correta dos resíduos sólidos, formando consórcios intermunicipais para destinação correta dos seus resíduos, e a Sanepar poder financiar essas usinas de tratamento e destinação desses resíduos por todo o estado do Paraná. É uma ideia que foi concebida no início do governo, esse período todo em gestação, sendo estudadas as melhores práticas ambientais para destinação destes resíduos em todo o Estado”.


Outra ação importante desenvolvida pelo estado é uma ferramenta de monitoramento da qualidade do ar em tempo real, conforme destacou Luiz Tarcísio Mossato, presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP): 


“As pessoas vão ter acesso em tempo real da qualidade do ar de Curitiba, região metropolitana, Castro e Ponta Grossa, que são particulados, oriundos dos veículos, oriundos das indústrias e oriundos das próprias vias. São particulados ás vezes muito finos que acaba adentrando para dentro das pessoas e criando um mal fundamental. Então é importante que as pessoas saibam que isso está á disposição da instituição e quando ele acessar ele vai saber como está o ar em Curitiba. E esse produto é um produto que o estado do Paraná fez, não é comprado. Foi feito pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em parceria com o Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento). Então acho que isso para comunidade é um fator muito importante”.


O 5º Fórum Mundial de Meio Ambiente é promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, e tem como objetivo debater e propor a inserção de novas práticas sustentáveis no país.


Para mais informações: http://webradioagua.org/

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos