Agência Nacional de Águas anuncia semifinalistas do Prêmio ANA 2014

20/10/2014

 

A Comissão Julgadora do Prêmio ANA 2014 selecionou 37 trabalhos semifinalistas entre os 452 inscritos na premiação. Duas categorias tiveram seis trabalhos selecionados (Empresas e Imprensa), enquanto as demais tiveram cinco (Ensino; ONG; Organismos de Bacia; e Pesquisa e Inovação Tecnológica). Os projetos selecionados receberão vistoria da Agência Nacional de Águas, exceto os da categoria Imprensa. Em 4 de novembro, a Comissão Julgadora decidirá os três finalistas de cada categoria e os vencedores, que só serão anunciados na cerimônia de entrega do Prêmio ANA, marcada para 3 de dezembro em Brasília.

 

São Paulo e Minas Gerais são os estados com mais semifinalistas: oito cada. As outras unidades da Federação que estão na disputa são: Paraná (4), Rio de Janeiro (4), Rio Grande do Sul (4), Pará (3), Amapá (1), Bahia (1), Ceará (1), Mato Grosso (1), Mato Grosso do Sul (1) e Pernambuco (1). No Prêmio ANA 2014, todas os estados e o Distrito Federal tiveram trabalhos inscritos.

 

Os sete vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA, concebido pelo mestre vidreiro italiano Mario Seguso exclusivamente para o evento. Os finalistas viajarão para Brasília, com as despesas pagas, para participar da solenidade de entrega da premiação. Além disso, nesta edição os vencedores ganharão viagem ao próximo Fórum Mundial da Água, que acontecerá de 12 a 17 de abril de 2015 em duas cidades da Coreia do Sul: Daegu e Gyeongbuk. Durante o evento, os vencedores apresentarão seus trabalhos no Pavilhão Brasil, estande do País no Fórum.

 

A Comissão Julgadora do Prêmio ANA é composta de membros externos à Agência e com notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente, patrimônio cultural ou Jornalismo. Um representante da Agência preside o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levam em consideração os seguintes aspectos: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; e impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável). Somente a categoria Imprensa possui critérios específicos.

 

Podem participar da premiação aquelas ações que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros. Desde 2006, a Agência Nacional de Águas promove a premiação a cada dois anos. A Caixa Econômica Federal é a patrocinadora exclusiva do Prêmio ANA e a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB) apoia o evento.

 

Para mais informações sobre o Prêmio ANA 2014, acesse:  http://premio.ana.gov.br/Edicao/2014/default.aspx.

 

Cronograma

 

• Prazos de julgamento: de 15 de agosto a 31 de outubro e de 3 a 5 de novembro;

• Comunicação aos finalistas: de 6 a 10 de novembro;

• Cerimônia de premiação: 3 de dezembro.

 

Histórico

 

Em sua primeira edição, em 2006, o Prêmio ANA teve três temas em disputa: “Gestão de Recursos Hídricos”, “Uso Racional de Recursos Hídricos” e “Água para a Vida”. À época, 284 trabalhos se inscreveram. Na segunda edição, em 2008, o tema foi único: “Conservação e Uso Racional da Água”. Na ocasião, participaram 272 iniciativas em seis categorias. Em 2010, houve 286 trabalhos inscritos no tema “Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável” em sete categorias. Na última edição, em 2012, as oito categorias contaram com a participação de 363 trabalhos.

 

Lista de semifinalistas do Prêmio ANA 2014

 

Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA
 

Para mais informações: www.ana.gov.br     

 

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos