MMA reúne representantes de oito países para discutir escassez hídrica

04/05/2015

Experiências brasileiras estarão no Seminário

 

 

Voltado para autoridades públicas e especialistas, encontro internacional ocorreu na capital paulista entre os dias 23 e 24 de abril

 

Por: Rafaela Ribeiro – Edição: Sérgio Maggio

 

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizou, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Seminário Internacional Gestão da Água em Situações de Escassez, nos dias 23 e 24 de abril, em São Paulo. O encontro contou com a participação de oito países que enfrentam, nos últimos anos, problemas de escassez hídrica. Na roda de debates, representantes da Espanha, Austrália, Estados Unidos, China, Japão, Israel, Cingapura e México apresentaram as suas experiências aos brasileiros.

 

Voltado para autoridades públicas e especialistas, o encontro ofereceu a oportunidade para que peritos de países que são referências globais em relação à gestão de recursos hídricos discutissem as experiências e as tecnologias utilizadas para lidar com temas diversos como políticas e programas de gestão da água em situação de escassez; gestão da demanda pela água; redução de perdas nos sistemas urbanos de água; dessalinização; reuso de água; eficiência nas cidades, indústria e irrigação; novas tecnologias de potabilidade de água; instrumentos econômicos para redução da demanda em situação de crise; estratégias para emergências em secas prolongadas.

 

Diretor de Recursos Hídricos do MMA, Marcelo Medeiros, acredita que o evento foi uma oportunidade de construir um consenso sobre fatores críticos envolvidos e sugerir medidas concretas para fortalecer a gestão das secas no Brasil. “É importante para o nosso país trocar experiência com especialistas internacionais sobre as diferentes estratégias na gestão das secas; realizar um debate de alto nível sobre a gestão da escassez de água e conhecer experiências bem-sucedidas dos países convidados”, destaca.

 

O seminário foi organizado em dois dias. O primeiro dedicado a experiências nacionais que apresentassem casos bem-sucedidos de gestão e de enfrentamento de condições críticas de escassez hídrica. No segundo, aconteceu a rodada de apresentação das tecnologias, processos e equipamentos de que os países convidados são detentores para solução de situações de escassez hídrica. As delegações ainda puderam realizar reuniões bilaterais com agências e empresas brasileiras.

 

Para mais informações: www.mma.gov.br

Please reload

Design & Marketing

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos